Investigações a crimes financeiros com via verde no Fisco

  • ECO
  • 20 Abril 2017

A legislação ainda vai ao Parlamento, mas o Governo quer transpor uma diretiva comunitária que reforça os poderes das investigações a crimes financeiros e força o Fisco a ser mais rápido.

A legislação que o Governo tem em mente, que resulta da transposição de uma diretiva comunitária, vai permitir que as investigações criminais financeiras tenham um acesso mais facilitado à informação que está na posse da Autoridade Tributária e Aduaneira. A notícia avançada pelo Jornal de Negócios, esta quinta-feira, revela que, apesar de esta ligação já ser possível, a legislação irá mais longe para que a informação chegue “em tempo útil”. Em causa estão as investigações levadas a cabo pelo Ministério Pública e pela Unidade de Informação Financeira, que opera dentro da Policia Judiciária.

Foram e continuam a ser vários os casos de investigações judicais em Portugal centradas em operações suspeitas de branqueamento de capitais. Uma das críticas mais feitas é a falta de recursos das equipas de investigação, mas também a dificuldade de aceder à informação relativa à suspeita. Com a transposição de uma diretiva europeia que levará à criação do Registo Central do Beneficiário Efetivo, o Governo reforça o acesso à informação financeira e administrativa, incluindo também suspeitas de financiamento do terrorismo.

Segundo o Jornal de Negócios, o Ministério Público terá acesso a informação comercial, societária e registral. Com as mudanças, o Fisco ficará com a obrigação de fornecer essa informação “em tempo útil”, até porque fonte do Ministério da Justiça refere que a maior parte dos casos têm a ver com crimes de natureza tributária. Mas não é só o Fisco quem terá de dar mais informação e ser mais rápido. Também as empresas envolvidas nas suspeitas terão de ceder toda a informação relacionada com o processo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investigações a crimes financeiros com via verde no Fisco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião