Deutsche Bank termina recapitalização de 8,5 mil milhões

  • ECO e Lusa
  • 7 Abril 2017

É o quarto aumento de capital que o banco faz desde 2010, e foi descrito pelo dirigente executivo da instituição como "o último recurso". Agora, o banco vai ter de saber crescer.

O Deutsche Bank, principal banco alemão, concluiu hoje com sucesso o aumento de capital de 8.000 milhões de euros, ao preço de 11,65 euros por ação, indicou hoje a instituição financeira germânica.

Os acionistas do banco europeu exerceram 98,9% dos seus direitos de subscrição, enquanto a restante parcela foi vendida no mercado, o que permitiu a conclusão com êxito da operação, que constituiu o quarto aumento de capital desde 2010, refere em comunicado. Foram emitidas 687,5 milhões de novas ações, mas o banco acabou por ficar no final do aumento de capital com 2.066,8 milhões de ações colocadas no mercado.

Além disso, o grupo financeiro alemão reforçou o rácio de capital de máxima qualidade dos ativos ponderados pelo risco dos 11,8% no final de dezembro de 2016, para os atuais 14,1%. Pouco depois da notícia, os títulos da instituição negociavam dentro do normal, a cair pouco menos de 1% para os 15,525 euros.

A operação foi realizada por um sindicato de 30 bancos, entre os quais constam o Credit Suisse, Barclays, Goldman Sachs, BNP Paribas e o Morgan Stanley.

“Vemos com bons olhos o aumento de capital nos principais bancos europeus e o Deutsche é uma parte muito importante do sistema bancário europeu”, disse o vice-chairman do BlackRock, Philipp Hildebrand, à Bloomberg TV, embora sem declarar qual o volume de ações que a BlackRock, um dos maiores investidores em banca do mundo, tinha adquirido.

Espera-se que esta capitalização ajude a acalmar os investidores acerca da sustentabilidade do banco, esperando-se agora mais sinais de recuperação. O CEO do banco, John Cryan, disse numa entrevista no mês passado que a estratégia vai ser focada no crescimento. “Queremos voltar a um modo de crescimento modesto, crescimento controlado”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank termina recapitalização de 8,5 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião