Risco da dívida do Novo Banco dispara após alerta da Moody’s

Risco nas obrigações seniores do Novo Banco disparou com troca voluntária de dívida acordada entre Banco de Portugal e Lone Star. Para a Moody's, há sérios riscos de default parcial nestes títulos.

A taxa das obrigações seniores do Novo Banco disparam esta quarta-feira para máximos de quase dois meses, depois de a agência Moody’s ter baixado o rating destes títulos para um nível de quase incumprimento. Para a agência, os obrigacionistas seniores do banco arriscam seriamente a perder dinheiro perante as dúvidas em relação à proposta de troca de dívida que o Banco de Portugal anunciou na passada sexta-feira para fechar o negócio com o fundo Lone Star.

A yield das obrigações aumenta para 14,941%, o nível mais elevado desde meados de fevereiro, estando a subir desde que no final da semana passada as autoridades portuguesas anunciaram uma proposta dirigida a credores seniores do banco sobre uma troca de obrigações “voluntária” por outros títulos que permitam ao Novo Banco reforçar o seu capital em 500 milhões de euros.

Para a agência de notação financeira, que classifica as obrigações seniores do Novo Banco em Caa2, com elevado risco de crédito, esta oferta de troca é “problemática” perante a ameaça de perdas que a operação de troca de dívida representa para os investidores.

Juros disparam com desconfiança do mercado em relação à troca de dívida

Fonte: Bloomberg (valores em %)

“O downgrade do rating da dívida sénior sob revisão de mais agravamentos reflete a expectativa de perdas que os obrigacionistas seniores do Novo Banco deverão enfrentar como parte” da troca de obrigações que o Banco de Portugal anunciou na sexta-feira para fechar a venda da instituição ao fundo Lone Star, justifica a Moody’s no comunicado divulgado esta quarta-feira. “A agência de rating considera esta oferta como uma troca problemática que será realizada como forma de evitar a liquidação do Novo Banco e conclusão do processo de venda”, acrescenta.

"O downgrade do rating da dívida sénior sob revisão de mais agravamentos reflete a expectativa de perdas que os obrigacionistas seniores do Novo Banco deverão enfrentar como parte da troca de obrigações seniores.”

Moody's

Comunicado

Uma das condições para o Lone Star injetar mil milhões de euros no Novo Banco passa pela troca “voluntária” de obrigações seniores por outros títulos de dívida que permitam ao banco reforçar a sua posição de capital em 500 milhões de euros.

Na conferência de anúncio de venda do Novo Banco, o governador Carlos Costa sublinhou que “a solução desenhada não envolve uma ação não voluntária” e “não afetará o capital” dos obrigacionistas. No entanto, caso não haja investidores que aceitem trocar os títulos, o negócio com o Lone Star será inviabilizado. A alternativa será a nacionalização ou a mesmo a liquidação do banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Risco da dívida do Novo Banco dispara após alerta da Moody’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião