BCP leva bolsa para quinta sessão de ganhos

A bolsa nacional foi impulsionada pela EDP e pelo BCP, que está a negociar em máximos de dezembro do ano passado. A EDP Renováveis fechou inalterada. Continua acima do preço da OPA.

A praça lisboeta acompanhou o sentimento positivo das pares europeias e somou a quinta sessão consecutiva de ganhos. Isto apesar de a EDP Renováveis ter interrompido os ganhos expressivos que registou na terça-feira, mantendo-se, ainda assim, acima do preço da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela EDP.

O PSI-20 fechou a subir 0,77%, para os 4.888,17 pontos. O índice de referência nacional foi impulsionado pela EDP e pelo BCP, que está a negociar em máximos de três meses. O banco liderado por Nuno Amado valorizou 2,16%, para os 18,96 cêntimos por ação, o valor mais elevado desde dezembro do ano passado. Isto depois de os analistas do CaixaBI terem atribuído um preço-alvo de 0,25 euros às ações do BCP.

Evolução das ações do BCP

Fonte: Bloomberg

Já a EDP avançou 0,59%, para os 3,07 euros. A EDP Renováveis manteve-se inalterada nos 6,90 euros por ação. A empresa de energias limpas continua, assim, a cotar acima dos 6,80 euros oferecidos pela casa-mãe e o mercado continua a acreditar que a contrapartida oferecida pela EDP vai ser revista em alta.

Ainda no setor energético, a Galp somou 0,47%, para os 13,82 euros por ação, num dia em que o petróleo está a valorizar mais de 1,6%, negociando na casa dos 52 dólares por barril.

Do lado das quedas, destaque para os CTT, que recuaram 0,49% para 5,10 euros, depois de ter anunciado que vai aumentar os preços e de a BlackRock ter voltado a reduzir a participação na empresa de serviços postais.

Na Europa, o dia ficou marcado com o pontapé de saída do Brexit, depois de o Reino Unido ter ativado o Artigo 50, que dá início ao processo de saída do país da União Europeia. Contudo, o mercado reagiu com tranquilidade e as principais praças fecharam no verde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP leva bolsa para quinta sessão de ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião