Crise da Uber: mesmo após acidente, vão voltar os testes com carros autónomos

  • ECO
  • 28 Março 2017

Depois de um acidente rodoviário com um Volvo que operava em sistema de piloto-automático, que suspendeu os testes com veículos autónomos durante o fim de semana, a Uber vai retomá-los esta semana.

É só a mais recente polémica no rol das várias que têm manchado a imagem da empresa norte-americana. Desta feita, foi um acidente, durante um teste, com um carro que operava em sistema de piloto automático, este fim de semana em Temple, no Arizona. Apesar de fontes da polícia local terem afirmado que o carro Uber não foi o responsável pelo sinistro, a marca ainda decidiu suspender os testes. Mas agora vai retomá-los.

O carro em questão, um SUV da marca Volvo, ter-se-á desviado da sua rota e ficado virado de lado durante o teste. Terá batido contra outra viatura, que ficou com mossas laterais e com os vidros das janelas partidos, mas nenhum dos condutores ficou ferido.

Um porta-voz da Polícia de Temple defendeu ao site Business Insider (conteúdo em inglês) que o carro da Uber não foi responsável pelo acidente e que foi a outra viatura a responsável, por estar a incorrer numa contraordenação.

Ainda assim, a Uber decidiu suspender os testes com veículos autónomos em Pittsburgh, São Francisco e Arizona durante o fim de semana.

Nenhum passageiro é levado em sistema de piloto automático

A Uber não tem levado nenhuns passageiros a nenhum destino em carros autónomos em São Francisco. Os dois veículos da companhia que estão em circulação nessa zona servem apenas para planeamento de mapas e percursos e são conduzidos por funcionários da empresa.

Em meados de dezembro do ano passado, a Uber tentou avançar com uma segunda frota de carros autónomos, do modelo Volvo XC90 SUV, mas não conseguiu obter a licença antes da data prevista para o lançamento, o que levou o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia a retirar os registos dos outros 16 veículos autónomos que já estavam em circulação.

Já em Pittsburgh, os passageiros têm estado a ser levados em veículos do modelo Ford Fusion com tecnologia autónoma desde setembro do ano passado. E os veículos que foram proibidos na Califórnia foram levados para o Arizona na parte de trás de uma das carrinhas automáticas da Uber, afirma o Business Insider (conteúdo em inglês).

Esses carros tinham estado em testes durante a semana anterior à mudança e um deles tinha sido apanhado a ultrapassar um semáforo vermelho num cruzamento perigoso em pleno teste. Na altura, um porta-voz da companhia veio defender que o incidente fora motivado por “falha humana”, mas os trabalhadores da empresa defenderam-se ao The New York Times e afirmaram que o carro estava a circular em sistema de piloto automático.

Agora, depois do acidente mais recente, e da paragem com os testes, a Uber vai retomá-los esta semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crise da Uber: mesmo após acidente, vão voltar os testes com carros autónomos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião