Preço das casas acelera. Avaliações sobem há 11 meses

Os imóveis continuam a valorizar. As avaliações feitas pelos bancos na altura de concederem crédito aumentaram pelo 11º mês consecutivo, com o valor a atingir um máximo desde 2011

O valor das casas continua a aumentar a bom ritmo. A avaliação feita pelos bancos aos imóveis aumentou em fevereiro pelo 11º mês consecutivo, atingindo o valor médio de 1.109 euros por metro quadrado, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. Está em máximos desde meados de 2011.

“O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, situou-se em 1.109 euros por metro quadrado em fevereiro, o que correspondeu a uma variação em cadeia de 0,3%”, nota o INE. Desde março do ano passado que os preços têm vindo a aumentar.

“Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação no total do país registou um crescimento de 5,7% em fevereiro”, acima dos 5,6% em janeiro, traduzindo-se numa aceleração do aumento do valor atribuído pelos bancos aos imóveis. Esta avaliação é relevante para os créditos, sendo que regra geral as instituições financeiras concedem créditos correspondentes a 80% do valor apurado.

Estes dados revelam uma manutenção da tendência de crescimento dos preços dos imóveis, sendo reflexo da maior abertura dos bancos na concessão de crédito para a casa — o que é visível através da queda dos spreads. Em 2016, os preços das casas aumentaram 7,1% relativamente ao ano anterior, tendo acompanhado o movimento ascendente que se tem vindo a registar há três anos consecutivos. Fruto desta evolução, as avaliações dos imóveis estão já em níveis de julho de 2011, pouco depois do resgate a Portugal.

Lisboa puxa pelo país. Algarve destaca-se

Esta evolução dos preços dos imóveis é influenciada positivamente pelo crescimento das avaliações feitas às casas na Área Metropolitana de Lisboa. O INE nota que a “variação de 0,5% e valor de avaliação de 1.348 euros por metro quadrado foi a que mais contribuiu para o acréscimo mensal observado no total do país”. Este aumento traduz o crescimento registado nos preços dos apartamentos.

O “valor médio de avaliação dos apartamentos fixou-se em 1.153 euros por metro quadrado em fevereiro, superior em 0,3% ao valor observado em janeiro”, sendo que “os crescimentos mais acentuados observaram-se na região do Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa”.

Quando comparado com o período homólogo, o valor médio de avaliação dos apartamentos aumentou 5,3% (variação de 5,2% em janeiro). O Algarve registou o acréscimo mais expressivo (97 euros por metro quadrado e variação de 7,8%). Olhando para as moradias, que têm uma avaliação média de 1.034 euros e o Algarve volta a destacar-se.

Em termos homólogos, o valor médio das moradias aumentou 5,9%, pelo segundo mês consecutivo. “Todas as regiões, com a exceção da Região Autónoma da Madeira e a Área Metropolitana de Lisboa, apresentaram variações iguais ou superiores ao mês anterior, tendo a do Algarve apresentado o maior acréscimo: de 10,8% em janeiro, para 12,1% em fevereiro”, diz o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço das casas acelera. Avaliações sobem há 11 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião