Votação do novo plano de saúde cancelada a pedido de Trump

  • ECO e Juliana Nogueira Santos
  • 24 Março 2017

A poucos minutos de se efetivar, o presidente dos Estados Unidos ordenou o cancelamento da votação para o novo plano de saúde por recear que fosse chumbada.

A votação do novo plano de saúde americano, que iria afastar e substituir o Obamacare, foi cancelada a pedido do próprio presidente, devido ao elevado risco de esta não ser aprovada. Ao telefone com os jornalistas do Washington Post, Donald Trump afirmou “Retirámos a proposta.”

A votação já tinha sido adiada esta quinta-feira pelo mesmo motivo. Entretanto, a administração Trump fez pressão ao longo dos últimos dias para que toda a ala dos republicanos aprovasse o American Care Health Act, quer apelando ao voto, quer fazendo alterações às medidas iniciais propostas.

Seriam necessários 216 votos positivos para que o novo sistema fosse aprovado. Nenhum dos deputados da ala dos democratas apoiava o novo plano, mas esperava-se que pelo menos um deles faltasse na hora da votação. Isso significava que só eram necessários 23 republicanos a votarem contra para o novo plano de saúde chumbar.

Paul Ryan, líder republicano da Câmara dos Representantes e principal “arquiteto” deste novo plano de saúde, afirmou aos jornalistas que “não é o fim da história” e que continua orgulhoso da lei. Da outra ala, Nancy Pelosi considerou que o cancelamento da votação é “uma vitória para o Affordable Care Act e para os americanos.”

O American Health Care Act prometia baixar o défice orçamental, reduzir a despesa pública e cortar nos impostos. No entanto, e segundo um estudo da Casa Branca, o que implava na realidade era fazer com que milhões de norte-americanos deixassem de ser abrangidos pelo Medicaid, o seguro que abrangia os mais pobres, levar a que tantos outros abandonassem os seguros pessoais ou deixassem de ter cobertura médica através do trabalho.

A Bloomberg avançava esta tarde que, se a votação não fosse bem-sucedida, a Casa Branca planeava apontar as culpas para Paul Ryan, no entanto o presidente preferiu afastar a proposta antes de esta fracassar. Por agora, e por tempo indeterminado, o Affordable Care Act continuará a ser o plano de saúde em vigor no território norte-americano.

(notícia atualizada às 20h40 com mais informação e as declarações de Paul Ryan e Nancy Pelosi)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Votação do novo plano de saúde cancelada a pedido de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião