BCP dispara e puxa o PSI-20 para melhor sessão do mês

  • ECO
  • 23 Março 2017

A sessão desta quinta-feira na bolsa de Lisboa chegou ao fim no verde, a acompanhar a tendência internacional, impulsionada pela subida de quase 5% do BCP.

Lá fora, as várias bolsas chegaram ao final desta quinta-feira no verde. Lisboa não foi exceção. O PSI-20 fechou a valorizar 1,04%, para os 4.667,63 pontos, apoiado pelo disparo dos títulos do BCP.

O índice PSI-20 acumulou a quinta sessão de ganhos nas últimas seis, conseguindo a melhor subida desde o início do mês. O BCP foi a cotada com o melhor desempenho da sessão no índice bolsista nacional, com as suas ações a valorizarem 4,9%, para os 17,35 cêntimos, a cotação mais elevada desde que foi anunciado o aumento de capital de 1.300 milhões de euros, a 9 de janeiro. Isto depois do anúncio do reinício da cobertura da parte dos analistas do CaixaBI, que conferiram ao banco liderado por Nuno Amado um preço-alvo de 0,25 euros por cada ação. Ou seja, atribuíram um potencial de valorização de 51%, o que entusiasmou e muito os investidores.

No vermelho ficou, mais uma vez, uma das novas cotadas. O pior desempenho do dia foi o da Ibersol, dona de cadeias como o KFC, a Pizza Hut ou o Burger King, que desvalorizou 2,01% para os 14,60 euros. Já a Novabase, a outra estreante no índice, conseguiu terminar no verde, a subir 0,70% para os 3,02 euros.

O dia foi tão positivo na praça lisboeta porque a maioria das cotadas terminou bem. Destaque para os CTT, que cresceram 1,57% para os 4,86 euros, para a Nos, que subiu 1,20% para os 4,98 euros, e para as energéticas. A EDP Renováveis chegou ao final da sessão a cotar 6,19 euros, e a Galp Energia a cotar 13,52 euros, mesmo com o petróleo a continuar a desvalorizar.

A queda do petróleo mantém a tendência que já vem do princípio da semana, quando o Governo norte-americano anunciou que as reservas petrolíferas do país estavam muito bem abastecidas, e isso lançou os valores da matéria-prima em queda a nível global. No final da sessão de Lisboa, o WTI, negociado em Nova Iorque, estava nos 47,85 dólares por barril, enquanto o Brent, em Londres, estava nos 50,68 dólares por barril.

Lá fora, o Stoxx Europe 600, que contabiliza as seiscentas maiores empresas à escala europeia, estava nos 376,96 pontos, alcançados com uma subida de 0,79%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara e puxa o PSI-20 para melhor sessão do mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião