Os portugueses estão a conseguir poupar mais em 2017

  • ECO
  • 21 Março 2017

Estar atento a promoções e optar por levar o almoço para o trabalho ao invés de ir todos os dias à cantina ou a um restaurante são duas das técnicas preferidas dos portugueses que conseguem poupar.

Os portugueses estão a conseguir poupar mais em 2017. É esta a conclusão do mais recente estudo sobre Literacia Financeira do Cetelem, que averiguou que 13% dos portugueses que participaram no inquérito afirmam já conseguirem poupar de mês para mês. No ano passado, apenas 4% o conseguiam.

Poupar uma parte dos rendimentos ao fim de cada mês era uma realidade improvável para a maioria dos portugueses à luz da crise económica e financeira que o país atravessou nos últimos anos, mas que se transforma em mais um sinal do crescimento económico que o país tem vivido mais recentemente.

Atualmente, metade dos portugueses afirmam poupar regular ou pontualmente, mais do que no ano anterior (36%), ainda que a maior parte (32%) apenas o faça quando sobra dinheiro, existindo ainda 4% que poupam quando recebem o subsídio de Natal ou de férias e ainda prémios.

E como poupam os portugueses? Duas das técnicas mais referidas pelos inquiridos no estudo do Cetelem são: estar atento às promoções das cadeias de hipermercados (34%) e levar o almoço de casa para o local de trabalho (8%), para não ter de ir todos os dias almoçar à cantina ou a um restaurante. Houve ainda quem referisse tomar mais vezes o pequeno-almoço em casa (6%), usar transportes públicos (4%) ou recorrer a um sistema de boleias (2%) para poupar.

Os métodos mais utilizados pelos portugueses que poupam são as contas à ordem (19%) e as contas a prazo (18%), existindo ainda 11% que optam pelo mealheiro tradicional e 4% que investem em produtos bancários.

“O facto de haver mais pessoas a poupar mensalmente significa que parte do seu orçamento mensal pode ser direcionada para este fim, ao invés de ser utilizada em gastos fixos. De certo modo, o aumento da poupança pode indicar que os portugueses se estão a sentir mais confortáveis financeiramente e conseguem guardar parte do dinheiro que antes era destinado a despesas”, refere Leonor Santos, do Cetelem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os portugueses estão a conseguir poupar mais em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião