Portugal entre os 25 países com mais saúde. Itália é líder

  • ECO
  • 20 Março 2017

No Índice de Saúde Global da Bloomberg, Portugal fica em 21º lugar numa lista de 163 países. Itália é o país a nível mundial onde o nível de saúde é mais elevado.

Um bebé que nasça hoje em Itália tem grandes hipóteses de chegar aos oitenta anos, porque o país tem o melhor nível de saúde de todo o mundo. É esta a conclusão do relatório do Índice de Saúde Global da Bloomberg, que avaliou o nível de saúde de 163 países. A Itália ficou em primeiro lugar e Portugal em 21º.

O estudo do nível de saúde da Bloomberg avaliou os países segundo variáveis como a esperança média de vida, as causas mais comuns de morte e os fatores que colocam a saúde da população em risco, como a taxa de indivíduos com tensão alta ou de fumadores, a malnutrição ou o acesso a água potável.

Itália ficou em primeiro lugar como o país com a população mais saudável. Mas como o consegue, tendo em conta que é aquele onde a população tem um olhar mais pessimista em relação à vida, que ainda enfrenta uma forte crise económica e uma pesada dívida financeira, em que o crescimento estagnou e a taxa de desemprego jovem ronda os 40%? Consegue devido ao “excesso de médicos”, segundo afirmou Tom Kenyon, físico e CEO do Project Hope, uma organização internacional sem fins lucrativos.

E não é de estranhar, já que um dos programas mais populares e que está há mais tempo no ar nas televisões italianas é “Un medico in famiglia”. Além da proliferação de profissionais da saúde, os italianos ainda têm a seu favor a dieta mediterrânica, considerada a mais saudável de todas.

Segundo o Índice da Bloomberg, a esperança média de vida em Itália é de mais de 80 anos, enquanto noutros países como a Serra Leoa é muito mais comum morrer-se aos 52 anos. E em Portugal? Os dados mais recentes que nos permitem averiguar a esperança média de vida foram os divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, referentes aos anos de 2013 a 2015, e apontam para uma esperança média de 80,4 anos.

Os portugueses também têm a seu favor a dieta mediterrânica e são mais saudáveis que 24 outros povos da Europa, entre os quais se contam os ingleses, os irlandeses, os belgas ou os dinamarqueses. À nossa frente ficam outros 23 países europeus, como a Grécia, logo acima de nós no nº20, a França, no nº 14º, Espanha, no nº 6º, ou a Islândia, no nº2.

O top 5 dos países mais saudáveis no Índice da Bloomberg, encabeçado pela Itália, conta ainda com a Islândia, Suíça, Singapura e Austrália. O estudo também concluiu que fazer-se parte do grupo dos países desenvolvidos não significa automaticamente ter um melhor nível de saúde: os Estados Unidos, por exemplo, ficaram em 34º lugar devido a terem 67,3% de pessoas obesas entre a sua população, o que os torna um dos países com os piores valores neste campo.

Os estados mais pobres — Luisiana, Mississipi, Alabama e Virgínia Ocidental — contam-se entre os que têm a população mais pesada, com mais de 35% dos seus residentes considerados obesos, de acordo com o Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos.

Consulte a nossa fotogaleria para ficar a saber os países no top 10 e Portugal:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os 25 países com mais saúde. Itália é líder

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião