Gestamp prepara maior entrada em bolsa do ano na Europa

Gestamp, que produz componentes para automóveis e tem três fábricas em Portugal, prepara entrada em bolsa no próximo trimestre, numa operação que deverá ser a maior deste ano na Europa.

A fabricante de componentes para automóveis espanhola Gestamp está a preparar aquela que vai ser a maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) no mercado europeu esta ano.

Detido pela família Riberas, a intenção da Gestamp é dispersar pelo menos 25% do capital nas bolsas de Madrid, Barcelona, Bilbau e Valência, segundo adianta o Financial Times (conteúdo em inglês/acesso pago) numa operação que deverá ocorrer no segundo trimestre. Ao que tudo indica, a operação deverá dar uma avaliação de 3,7 mil milhões de euros à Gestamp.

De acordo com os dados da Dealogic, a oferta deverá representar o maior IPO deste ano até ao momento, tanto em termos de capitalização bolsista como em montante levantado no mercado.

A Gestamp é uma fábrica que produz componentes para automóveis, desde carroçarias até dobradiças de portas, sendo fornecedora de fabricantes automóveis como a Volkswagen e a Renault. Em Portugal, a empresa tem três fábrica: Viana do Castelo, Aveiro e Vendas Novas.

Registou lucros antes de impostos de 348 milhões no último ano, uma subida de 37,7% face ao ano anterior, enquanto as receitas subiram 7,3% para 7,5 mil milhões de euros.

O negócio era totalmente detido pela família Riberas até ao ano passado, quando decidiu vender 12,5% à japonesa Mitsui por 416 milhões de euros, avaliando a empresa em 3,3 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gestamp prepara maior entrada em bolsa do ano na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião