Liberto dos direitos, BCP dispara 7%

A volatilidade que tomou conta do BCP durante a negociação dos direitos terminou esta segunda-feira. Sem os direitos, as ações do banco dispararam quase 7%.

O Banco Comercial Português (BCP) destacou-se pela positiva. Naquela que foi a primeira sessão após o fim da negociação em bolsa dos direitos do aumento de capital de 1.300 milhões de euros, as ações do banco dispararam, animadas também pela perspetiva de que não seja necessário acionar a tomada firme da operação pelos bancos colocadores.

Os títulos do banco avançaram 6,98% para 15,64 euros, mas chegaram a disparar durante a manhã 7,18%, depois da forte queda registada na última sessão em que foram transacionados os direitos do aumento de capital. Apesar da recuperação do BCP, o PSI-20, o principal índice português, encerrou a cair 0,14% para os 4.475,03 pontos.

A volatilidade tomou conta das ações do BCP durante o período em que foi permitido aos investidores transacionarem direitos que garantem 15 novas ações ao preço de 9,4 cêntimos. Uma circunstância que potenciou um cenário de arbitragem dado que, em termos teóricos, o preço dos direitos deveria corresponder ao preço das ações existente, deixando o banco ainda mais sensível aos altos e baixos do mercado.

Entretanto, o prazo de negociação destes direitos em bolsa terminou esta segunda-feira, removendo a ligação” entre as ações do banco e os direitos. Os investidores podem continuar a negociar direitos mas fora do mercado regulamentado. Quinta-feira termina o período de subscrição das novas ações que chegam ao mercado no dia 9 de fevereiro.

BCP em destaque esta manhã

Como prova de confiança dos investidores, o Axia Ventures Group explica que o montante de direitos negociados nas últimas sessões mostra que o BCP não irá necessitar da ajuda do sindicato bancário para ficar com novas ações que sobrarem. Foram trocados menos de 300 milhões de direitos do total de 900 milhões emitidos, o que sugere que cerca de dois terços dos acionistas pretendem participar no aumento de capital.

(Notícia atualizada às 17h00 com a cotação de fecho)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liberto dos direitos, BCP dispara 7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião