Marques Mendes: Lone Star deixa cair garantias no Novo Banco

A Lone Star deverá abandonar a exigência de garantias estatais nas negociações para a compra do Novo Banco, diz o comentador. Se isso acontecer será "uma vitória do Governo".

A Lone Star foi apontada como favorita na compra do Novo Banco. Marques Mendes diz que há sinais de que o fundo norte-americano quer mesmo ficar com o banco, de tal forma que estará disponível para com o aprofundamento das negociações deixar cair a exigência de garantias estatais, algo que o Governo não pretendia dar.

Sobre o Novo Banco, Luís Marques Mendes disse, no comentário semanal na SIC, que “todos os sinais apontam para que os americanos da Lone Star querem mesmo ficar com o banco”. Estão a “investir na melhoria da sua imagem”, o que, como ECO avançou, passa pela contratação da Líbano Monteiro para assessorar a operação. “E já admitem “ter alguns parceiros nacionais” para comprarem o banco.

Mas mais importante que isso é que “estarão disponíveis para deixarem cair a exigência da garantia de Estado. Se isso se concretizar, é uma boa vitória do Governo que tinha colocado aqui uma linha vermelha“. O próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou que a venda deveria ser feita sem essa garantia.

Para além da oferta de 750 milhões de euros pelo Novo Banco — e uma injeção de 750 milhões — o fundo Lone Star exigia garantias ao Estado na ordem dos 2,5 mil milhões — um valor de que o fundo diz nunca ter ouvido falar. Estas garantias servem para cobrir o risco associado ao chamado “side bank” do Novo Banco, ou seja os ativos não rentáveis que estão no balanço por cerca de nove mil milhões de euros.

O problema com a garantia era o impacto nas contas públicas. É que essa garantia pode ameaçar o défice, daí que Mário Centeno tenha vindo afirmar que não está disposto a vender o banco com condicionantes como é a existência desse “seguro” para os fundos que é um risco elevado para Portugal. Essa posição é vincada pelas declarações do ministro das Finanças que perante as garantias deixou em aberto a porta da nacionalização do Novo Banco.

(Notícia atualizada às 22h00 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marques Mendes: Lone Star deixa cair garantias no Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião