México não paga muro. Pagam as empresas mexicanas

Donald Trump quer mesmo o muro. Defende que o México devia pagar, mas perante a recusa está a ponderar aplicar uma taxa especial aos bens mexicanos que financiará a construção.

Quem paga o muro entre o México e os EUA? O México já foi bastante claro: não paga. Mas Donald Trump insiste. Perante a recusa, o presidente norte-americano já tem um plano para fazer com que essa barreira física entre os dois países não onere os cidadãos. Está a preparar-se para aplicar um imposto aos bens mexicanos que entram nos EUA de 20%.

Não foi Trump que deu a conhecer a medida. Foi Sean Spicer, o secretário designado para a comunicação com os media, que apresentou, em conferência de imprensa que poderá ser aplicado um imposto adicional que deverá render milhares de milhões de dólares. O valor exato já está até calculado: dez mil milhões de dólares por ano. É o suficiente para pagar o muro.

Este imposto vem aumentar o clima de tensão entre os dois países. Trump assinou uma ordem executiva para a construção efetiva do muro, sublinhando que essa deveria arrancar dentro de meses. Perante a intransigência do presidente dos EUA sobre esta barreira, mas também sobre quem a pagaria, Enrique Peña Nieto, o primeiro-ministro mexicano, decidiu cancelar o encontro com Donald Trump.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

México não paga muro. Pagam as empresas mexicanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião