PS escolhe questões económicas e sociais para abrir debate quinzenal na sexta-feira

  • Lusa
  • 26 Janeiro 2017

Depois de PSD, PCP, BE e PEV revogarem, na quarta-feira, no parlamento, a descida da Taxa Social Única (TSU), o Governo aprovou hoje uma redução no Pagamento Especial por Conta (PEC).

O PS escolheu as questões económicas e sociais para abrir o debate quinzenal com o primeiro-ministro, na sexta-feira, que ainda deverá ser marcado pelo ‘chumbo’ da Taxa Social Única e a aprovação da redução no Pagamento Especial por Conta.

No final do Conselho de Ministros, foi o próprio primeiro-ministro, António Costa, a anunciar uma redução de 100 euros no PEC para todas as empresas sujeitas ao seu pagamento já a partir de março e até 01 de janeiro de 2019, e uma redução adicional de 12,5% do remanescente da coleta paga por cada empresa.

Esta medida teve o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, ao contrário do que aconteceu com a descida da TSU para as empresas.

Para o PSD, a redução do Pagamento Especial por Conta (PEC) é um “fraco remendo” como alternativa à TSU, segundo uma fonte da direção da bancada do PSD, que preferia que fosse dada prioridade à descida do IRC.

Já o CDS-PP, remeteu a responsabilidade da aprovação das medidas para os partidos que apoiam o Governo, recusando confirmar, imediatamente, a esperança do primeiro-ministro num apoio dos centristas à redução do PEC.

Para o debate de sexta-feira, todos os partidos escolheram questões sociais e económicas para discutir com António Costa, segundo disseram à Lusa fontes parlamentares.

O Bloco de Esquerda pretende também abordar temas de relações internacionais, o CDS-PP questões de soberania e o PEV assuntos ambientais.

No último debate quinzenal, a 17 de janeiro, António Costa anunciou que o défice em 2016 não será superior a 2,3%, mas o tema foi “abafado” pela discussão em torno da baixa da TSU. Os partidos à esquerda que apoiam o Governo – BE, PCP e PEV – assumiram o seu desacordo com esta medida saída de um acordo de concertação social, para compensar a subida do salário mínimo.

O PSD assumiu o seu voto, ao lado da esquerda, no parlamento, contra a descida da taxa, o que aconteceu na quarta-feira, por recusar a ser “muleta” do Governo quando este não se entende com os seus parceiros. O PS e o Governo acusaram os sociais-democratas de darem “uma cambalhota” relativamente uma medida idêntica que apoiaram em anos anteriores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS escolhe questões económicas e sociais para abrir debate quinzenal na sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião