Assunção Cristas não antecipa posição do CDS sobre redução da TSU

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2017

A líder do CDS anunciou que vai esperar pelo documento final para revelar a posição do partido sobre a baixa da TSU. A líder recordou ainda que no ano passado o CDS votou contra uma medida semelhante.

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, escusou-se hoje a antecipar a posição do seu partido sobre a descida da Taxa Social Única (TSU) e afirmou que vai aguardar pela promulgação e publicação do documento.

“Neste momento, aguardamos que o documento seja promulgado e publicado, para depois, se houver a tal apreciação parlamentar, podermos fazer uma discussão no parlamento”, disse aos jornalistas Assunção Cristas, à margem da visita ao Hospital do Barlavento, em Portimão, no Algarve.

Assunção Cristas recordou que o CDS-PP “em 2016 votou contra uma medida parecida, com uma justificação muito clara e que tinha a ver com o facto da baixa da TSU ser financiada pela própria Segurança Social”.

“Uma situação que não nos parecia de todo adequado”, sublinhou.

A líder centrista disse desconhecer a medida negociada entre o Governo e os parceiros sociais, “na forma como é financiada, se pelo Orçamento de Estado, se pela Segurança Social”.

“Há esse detalhe que procuramos perceber e também em que medida é que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) podem ser compensadas pelo aumento do salário mínimo”, acrescentou.

Assunção Cristas revelou que o CDS-PP está a efetuar contactos com os parceiros sociais, no sentido de procurar saber “quais são os impactos da redução da TSU caso o acordo não seja respeitado integralmente”.

Na opinião da líder do CDS-PP, o Governo “de forma ligeira e inconsequente, comprometeu-se com um acordo com dois pontos centrais e, na verdade e ao que parece, só está em condições de garantir o cumprimento de um desses pontos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assunção Cristas não antecipa posição do CDS sobre redução da TSU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião