Nova ferramenta da Uber ajuda cidades a serem mais eficientes

  • Juliana Nogueira Santos
  • 9 Janeiro 2017

Gostava de saber o percurso mais rápido para atravessar a cidade, evitando acidentes e estradas cortadas? A Uber pensou em si e pôs-se em movimento.

O espetro de negócios da Uber tem-se expandido a cada dia que passa: entrega de comida, divisão de boleias, aluguer de bicicletas, entre tantos. Agora, o unicórnio mais bem-sucedido de sempre vai utilizar a sua larga frota de dispositivos GPS em benefício das cidades.

Chama-se Uber Movement e é um site que agrega os dados de trânsito recolhidos pelos vários condutores da plataforma para assim ajudar a população em geral a planear o percurso ideal.

Através da análise dos percursos diários dos condutores, incluindo tempos de espera, zonas de maior trânsito e influência das ocorrências pontuais, o algoritmo vai possibilitar o cálculo do tempo real da viagem dependendo dos fatores que se verifiquem nessa altura, bem como a comparação com outras horas do dia, do mês e do ano. São também disponibilizadas as estatísticas gerais do percurso.

Uber Movement
A análise detalhada de dois mil milhões de viagens permite a disponibilização de estatísticas diárias precisas.Uber

O objetivo máximo desta ferramenta é maximizar a eficiência das infraestruturas já existentes, através de dados que são recolhidos pelos milhões de utilizadores do serviço. A porta também se abre aos investigadores, que podem ter no Uber Movement uma ferramenta precisa e eficaz. O anonimato dos dados recolhidos é garantido pela Uber, de modo a proteger a privacidade dos utilizadores

A Uber segue assim o exemplo do Waze que, através do seu programa “Connected Citizens”, já trabalha com várias cidades mundiais para calcular com mais precisão os tempos dos percursos e apresentar informação de trânsito, acidentes e estradas cortadas em tempo real.

O serviço está em período de teste em três grandes cidades, Manila, Sidney e Washington, e ainda só está disponível para agências de planeamento e investigadores. É esperado que esteja disponível para acesso geral, em mais de uma dezena de cidades até fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova ferramenta da Uber ajuda cidades a serem mais eficientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião