O Amazon Echo esgotou. A Google agradece

A coluna da Amazon, que entende o que dizemos e até fala connosco, já só volta a estar em stock no ano que vem. Mas isso poderá levar a que muita gente siga uma via alternativa: o Google Home.

Esgotaram — a Amazon não foi capaz de estimar com precisão a procura dos assistentes pessoais Echo e Echo Dot, que já só deverão voltar ao stock depois do Natal e do Ano Novo. A venda online dos dispositivos só deverá ser retomada a partir de 19 de janeiro, mas ainda existirão unidades à venda em certas lojas físicas.

O Amazon Echo custa 180 dólares e é como uma coluna de som que traz integrada a assistente virtual da Amazon, a “Alexa”. Recorrendo à inteligência artificial, é capaz de interpretar e executar comandos de voz e responder a perguntas, podendo ainda tocar música ou controlar elementos das casas inteligentes. O Echo Dot, que custa 50 dólares, é semelhante, mas menor e mais acessível.

Aparelhos deste tipo, controlados por comandos de voz e com uma forte componente domótica, poderão ser presença obrigatória em muitos lares nos próximos anos. Há mesmo quem acredite tratar-se da próxima grande plataforma, protagonizando uma revolução tecnológica semelhante à dos smartphones. Segundo o The Wall Street Journal, estima-se que terão sido vendidos mais de cinco milhões de unidades até ao final do terceiro trimestre, sendo também provável que outros tantos milhões tenham sido despachados pela Amazon desde a Black Friday, a 25 de novembro.

No entanto, a Amazon não é a única a desenvolver assistentes deste género. A Google apresentou no início de outubro um dispositivo igual: o Google Home, com o preço de 129 dólares. Responsáveis do setor do retalho, ouvidos pela Bloomberg, indicam que a ausência de unidades em stock do aparelho da Amazon poderão levar os clientes a optar pela solução da Google. “Estão esgotados por causa da procura, e a procura é elevada porque são produtos espetaculares”, indicou Michael Pachter, analista da Wedbush Securities.

O Echo e o Echo Dot estão a ser comercializados nos Estados Unidos da América e em alguns países da Europa, como Alemanha e Inglaterra. Nem os assistentes da Amazon nem o da Google estão disponíveis em Portugal nas lojas oficiais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Amazon Echo esgotou. A Google agradece

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião