Snuggie endurece e processa Amazon

  • Juliana Nogueira Santos
  • 15 Dezembro 2016

A fabricante das mantas com mangas acusa a Amazon, em conjunto com outras duas empresas, de não atuar perante os produtos falsos à venda na plataforma.

Após ter anunciado um forte cerco aos produtos contrafeitos, com a criação de um registo de marcas e a instauração de vários processos aos alegados copiadores, a Amazon está a ser, ela própria, processada por três marcas de produtos “As Seen on TV” — ou seja, de televendas –, entre elas a produtora da Snuggie, a famosa manta com mangas.

A Allstar Marketing Group, fabricante da Snuggie, a Ideavillage Products e a Ontel Products são as empresas que estão a acusar a gigante do retalho de violação da marca registada por deixar que uma grande quantidade de produtos contrafeitos sejam vendidos através da plataforma online, levando as empresas originais a perder lucros.

As marcas também acusam a Amazon de concorrência desleal, visto os produtos falsos apresentam preços muito mais baixos do que aqueles que foram acordados na altura do acordo entre as marcas, sendo-lhes dado o mesmo espaço, ou mesmo mais foco no site.

fake-snuggie-amazon
As Snuggie originais são vendidas a 20 dólares, enquanto uma falsa ronda os 13. Fonte: Amazon.Amazon

No processo pode ler-se que, embora esteja assente nas políticas anticontrafação da plataforma que os clientes “podem sempre comprar com confiança” e que os copiadores terão os seus privilégios retirados e inventário destruído, as palavras não coincidem com os atos.

"A Amazon ainda não atuou na prevenção da venda de produtos contrafeitos, embora tenha conhecimento, oportunidade e meios para tal.”

Processo Snuggie vs. Amazon

Diversas marcas, como a Birkenstock e a Estée Lauder, já abandonaram a venda dos seus produtos na Amazon devido aos problemas com os produtos copiados que, além de retirarem vendas às marcas originais, danificam o nome e a credibilidade destas.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Snuggie endurece e processa Amazon

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião