Qual foi a moeda que valorizou mais em 2016?

A moeda virtual bitcoin disparou 79% desde o início do ano. Já vale 778 dólares.

Nem real, nem rublo, nem dólar. A moeda que mais valorizou ao longo deste ano foi a bitcoin, a nebulosa moeda virtual que só é transacionada na internet. Como é que isso aconteceu?

A moeda eletrónica, regulada como as matérias-primas como o petróleo ou o ouro, valorizou 79% desde o início do ano e já vale 778 dólares, o nível mais elevado desde 2014, segundo os dados recolhidos pela Bloomberg. A evolução representa quatro vezes os ganhos do rublo ou do real, as duas moedas que mais subiram este ano.

Depois de ter sido criada, em 2008, o apetite dos investidores por esta moeda disparou de imediato. Mas, a partir de 2014, com o aperto da regulação, a bitcoin chegou a afundar 58%. Agora, o apetite voltou, e há uma série de razões para que isso tenha acontecido.

Desde logo, o controlo do fluxo de capitais na China. Por outro lado, e com a vitória de Trump e do brexit, os receios de que as economias britânica e norte-americana passem a virar-se para dentro. Não menos importante, há cada vez mais empresas e consumidores a adotarem a moeda virtual.

“A bitcoin está a desenvolver”, refere à Bloomberg o responsável de uma venture capital que comprou milhares de bitcoins ao longo dos anos. “Começa a haver usos de consumo para a bitcoin e, se as pessoas têm preocupações para com as próprias moedas, fogem para a bitcoin como alternativa”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual foi a moeda que valorizou mais em 2016?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião