Hoterway: água quente desde o primeiro segundo, ou como poupar mil litros por ano

Através de uma bateria térmica local, este chuveiro armazena energia durante o banho, que é depois utilizada no banho seguinte, permitindo que a água saia quente desde o primeiro segundo.

A portuguesa Heaboo acaba de lançar um chuveiro que permite que a água saia quente assim que a torneira é aberta. Graças a uma bateria térmica, o chuveiro, chamado Hoterway, evita que seja preciso esperar que a água aqueça quando vai tomar banho. Resultado? Em média, é possível poupar mais de mil litros de água por ano.

Rui Teixeira, fundador e CEO da startup especializada em soluções para eficiência hídrica e energética, partiu de um problema simples: em média, o tempo de espera para aquecer a água do banho é de um minuto e meio. Isso implica um desperdício de nove litros de água por cada banho que se toma, bem como gastos de energia equivalentes a ter uma televisão ligada durante quatro horas.

Foi a partir daqui que, com Rui Paulo, Eduardo Noronha e Rafael Rodrigues, começou a desenhar o conceito do Hoterway. Através de uma bateria térmica local, este chuveiro armazena energia durante o banho, que é depois utilizada para aquecer a água do banho seguinte, eliminando, assim, desperdícios de água, energia e tempo.

hoterway
O Hoterway está em fase de pré-venda. É lançado no mercado em maio de 2017.

O chuveiro é compatível com todo o tipo de estruturas de banho e não precisa de estar ligado à eletricidade. Para já, está disponível para pré-venda, com preços especiais de lançamento, no âmbito de duas campanhas internacionais de crowdfunding, nas plataformas Kickstarter e Indiegogo, através das quais a Heaboo pretende angariar um investimento de 20 mil euros.

O processo de produção do chuveiro arranca em março do próximo ano e as primeiras unidades estarão disponíveis no mercado a partir de maio. O preço de retalho será de 699 euros, mas quem quiser participar na campanha de angariação de fundos pode comprar um Hoterway por 330 euros.

(Notícia atualizada com preço do Hoterway)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoterway: água quente desde o primeiro segundo, ou como poupar mil litros por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião