Invasão de hackers faz ATMs cuspirem notas em Espanha

Piratas informáticos terão conseguido invadir caixas ATM, comandando-as para expulsarem dinheiro de forma descontrolada. A burla já foi registada em vários países europeus, incluindo Espanha.

Uma falha de segurança em caixas ATM está a permitir que piratas informáticos consigam pôr as máquinas a expulsarem dinheiro de forma descontrolada. Segundo avança a espanhola Cadena Ser, o problema tem sido registado em diversos países, na grande maioria europeus — Espanha incluída.

De acordo com informações da empresa de segurança Group IB, citadas pela publicação espanhola, os hackers terão conseguido invadir parte da rede interna dos ATMs, enviando um comando para que as caixas extraiam as notas. A vantagem para os burlões é a de que esse comando pode ser enviado a qualquer hora e para vários equipamentos em simultâneo, permitindo, de acordo com a publicação espanhola, organizar um plano para recolher o dinheiro roubado.

Suspeita-se de que, para comprometer as redes em causa, os burlões terão usado ficheiros informáticos infetados, enviados por e-mail para responsáveis dos grupos bancários. Terão sido esses ficheiros executáveis a verdadeira porta de entrada para as redes, de acordo com a Cadena Ser. Além disso, o facto de estarem remotamente ligados aos servidores ter-lhes-á permitido apagar os registos dos roubos.

Para além de Espanha, houve registo de ataques deste género na Arménia, Bulgária, Holanda, Polónia, Reino Unido e mesmo na Rússia. Desconhece-se a real dimensão desta ameaça e a quantidade de dinheiro que já foi roubada pelos piratas. Também não há lista oficial das instituições bancárias afetadas pelo problema.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Invasão de hackers faz ATMs cuspirem notas em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião