Governo com “respostas positivas” de investidores interessados na emissão da Caixa

Mourinho Félix adiantou que a administração da Caixa já começou a preparar a emissão de dívida subordinada no montante de mil milhões de euros. E disse que resposta do mercado tem sido positiva.

A equipa de gestão da Caixa Geral de Depósitos já começou a trabalhar na operação de emissão de dívida subordinada no montante de 1.000 milhões de euros e, do contacto já efetuado junto de potenciais investidores, tem registado interesse do mercado por dívida que a instituição vai emitir no âmbito do processo de recapitalização, adiantou esta quarta-feira o secretário de Estado adjunto do Tesouro e Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

“A administração iniciou já os trabalhos de preparação da emissão de dívida subordinada e os contactos com potenciais investidores tem tido respostas positivas”, declarou o governante na sua intervenção no Fórum Banca 2016, organizado pelo Jornal Económico e pela PwC.

Mourinho Félix assegurou ainda que o processo de recapitalização do banco público deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2017, aquando da apresentação das contas deste ano, incluindo as imparidades apuradas. “Com a conclusão da operação de recapitalização (…) a Caixa estará numa posição estável em termos de capital e poderá no ano de 2017 enfrentar com segurança o desafio de encontrar uma solução eficiente e geradora de valor para os ativos não produtivos dos bancos”, disse.

Sobre outros títulos de dívida, nomeadamente o leilão de dívida soberana realizado esta quarta-feira, o secretário de Estado considerou ser “um resultado aceitável” a subida da taxa de juro paga aos investidores para absorver 700 milhões de euros em obrigações do Tesouro a cinco anos. “Tivemos um resultado aceitável tendo em conta as condições de mercado que se têm verificado, em particular ao longo das últimas duas semanas”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo com “respostas positivas” de investidores interessados na emissão da Caixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião