EDP prepara venda da Portgas

  • ECO
  • 18 Novembro 2016

O BCP e o BBVA foram mandatados para tratar do processo de alienação da participação da elétrica na empresa de produção e distribuição de gás.

Um ano após reforçar a sua posição na Portgas, para passar a controlar a quase totalidade do seu capital, a EDP estará de saída da empresa de produção e distribuição de gás. Segundo noticia o Jornal Económico (acesso pago), esta sexta-feira, a elétrica liderada por António Mexia está a preparar a venda da sua participação de 97% no capital da empresa de gás.

Segundo o semanário de economia confirmou junto de fontes do mercado, a EDP mandatou o BCP e o BBVA para alienar a sua participação na empresa que detém a concessão de distribuição de gás natural em 29 municípios do Norte de Portugal.

Em novembro de 2015, a Portgas estava avaliada em cerca de 168 milhões de euros, mas os múltiplos elevados usados no recente negócio da Galp com o grupo japonês Marubeni poderão ajudar a obter um encaixe superior, segundo refere o Jornal Económico.

A recordar que há precisamente um ano, a EDP acordou com os franceses da GDF International e a S.E.S. – suez Energy Services, ambas subsidiárias da Engie, a compra de uma posição de 25% na Portgas. Pagou 42 milhões de euros, para passar a deter 97,3% do capital da empresa de gás.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP prepara venda da Portgas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião