Coleção de arte de Bowie leiloada pela Sotheby’s

  • Lusa
  • 10 Novembro 2016

Cerca de 400 objetos de arte da coleção privada do cantor britânico David Bowie, falecido em janeiro, aos 69 anos, vão ser leiloados hoje e amanhã, em Londres, pela leiloeira internacional Sotheby's.

Entre as obras – que estiveram em exposição pública durante dez dias antes do leilão – encontram-se criações de artistas muito cotados internacionalmente, como Damien Hirst e Henry Moore.

No conjunto estão 267 pinturas, na sua maioria de artistas do século XX, do Reino Unido, cujo valor global ascende a dez milhões de libras (quase 12 milhões de euros).

Intitulado “#BowieCollector”, o leilão vai dividir-se em três partes, duas delas com arte moderna e contemporânea, e uma terceira centrada em peças do desenhador italiano Ettore Sottsass e do Grupo Memphis.

David Bowie morreu a 10 de janeiro, em Nova Iorque, vítima de cancro, dois dias após lançar o seu derradeiro álbum, “Blackstar”, gravado quando já se encontrava doente.

O autor de temas como “Life on Mars” e “Space Oddity” escondeu dos olhos do público a sua faceta de colecionador de pintura, escultura e móveis, que agora se revela pela primeira vez.

No leilão será possível adquirir trabalhos de autores como Graham Sutherland, Frank Auerbach, Stanley Spencer, Patrick Caufield e Peter Lanyon, Marcel Duchamp, Henry Moore, peças de arte africana contemporânea, arte marginal e surrealismo, movimentos pelos quais Bowie – que também arriscou a pintura – tinha um gosto especial, como os trabalhos do chamado “Grupo Gugging”, feitos por pacientes da clínica psiquiátrica de Viena.

A peça mais valiosa é “Air Power” (1984), um ‘graffiti’ de Jean-Michel Basquiat, com um preço estimado entre 2,5 e 3,5 milhões de libras (de 2,9 a 4,1 milhões de euros).

Bowie comprou esta pintura, que mostra rostos agressivos sobre um fundo em vermelho intenso e diferentes tons de castanho, um ano depois de protagonizar o filme “Basquiat” (1996), no qual interpretou o artista da ‘pop art’ Andy Warhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coleção de arte de Bowie leiloada pela Sotheby’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião