BCE mantém ritmo de compra de dívida portuguesa em outubro

Nem mais, nem menos. O BCE comprou os mesmos 1.022 milhões de euros em dívida portuguesa em outubro que havia comprado no mês anterior. Autoridade vai acelerar compras antes do Natal.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve o ritmo de compra de dívida pública portuguesa durante o mês de outubro. A autoridade monetária adquiriu o mesmo montante de 1.022 milhões de euros em obrigações nacionais no mês passado que havia comprado em setembro. Isto depois de variações no ritmo de compras no passado recente terem dado azo a mal-entendidos da parte dos investidores em relação a uma eventual escassez de títulos portugueses elegíveis no mercado.

Em agosto, o BCE baixou o ritmo de compras no âmbito do seu programa de compra de títulos do setor público (PSPP), uma circunstância que deixou a dívida pública portuguesa debaixo dos holofotes dos mercados internacionais. Muitos investidores e bancos de investimento antecipavam então que o banco central só teria obrigações elegíveis para compra até final do ano. Algo que o Banco de Portugal veio desmentir.

Outubro foi um mês particularmente sensível para quem investe dívida portuguesa. Além do Orçamento do Estado para 2017 proposto pelo Governo à Assembleia da República, todas as atenções estiveram centradas na decisão da agência DBRS quanto ao rating de Portugal no passado dia 19 de outubro.

Conforme o próprio Mario Draghi fez questão de sublinhar, caso esta agência canadiana cortasse o rating de Portugal para um nível de investimento considerado especulativo, então as obrigações portuguesas deixariam de estar qualificadas para o PSPP. A DBRS viria, sem surpresas, manter tanto o rating como as perspetivas de evolução da dívida. Dissipadas estas incertezas, o alívio tomou conta do mercado obrigacionista português a tal ponto que os títulos nacionais foram os que mais deram a ganhar aos investidores no mês passado.

Dívida portuguesa ganha em outubro

divida-01
Fonte: Bloomberg (Valores em percentagem)

O PSPP tem fim previsto para março do próximo ano. Apesar das críticas dos bancos à atuação do BCE para animar a economia, a expectativa do mercado aponta para uma redução mínima do alcance de compras de ativos públicos da parte da autoridade monetária do Euro.

Entretanto, devido à época festiva do Natal, o BCE anunciou ainda que vai intensificar a compra de títulos durante o próximo mês, antes de suspender temporariamente o programa de compra entre os dias 22 e 30 de dezembro.

“O Eurosistema suspenderá temporariamente as compras entre 22 e 30 de dezembro de 2016, em antecipação da menor liquidez do mercado durante este período e de forma a reduzir eventuais distorções de mercado”, referiu a instituição em comunicado. “As compras durante o período de 29 de novembro e 21 de dezembro serão um pouco antecipadas para aproveitar as condições de mercado relativamente melhores esperadas durante o início do mês”.

"O Eurosistema suspenderá temporariamente as compras entre 22 e 30 de dezembro de 2016, em antecipação da menor liquidez do mercado durante este período e de forma a reduzir eventuais distorções de mercado. As compras durante o período de 29 de novembro e 21 de dezembro serão um pouco antecipadas para aproveitar as condições de mercado relativamente melhores esperadas durante o início do mês.”

Banco Central Europeu

Neste cenário, os juros da dívida portuguesa desceram hoje na generalidade das maturidades. A yield implícita nas obrigações nacionais a 10 anos recuou para 3,075%, depois de no início do outubro ter atingido máximos desde fevereiro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE mantém ritmo de compra de dívida portuguesa em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião