PSOE viabiliza Governo de Mariano Rajoy

O Comité Federal decidiu-se pela abstenção naquela que será a segunda votação de investidura de Mariano Rajoy. É o primeiro passo para o desbloqueio do impasse em Espanha.

Está decidido. Os socialistas espanhóis vão viabilizar o Governo de Mariano Rajoy, abstendo-se na segunda votação de investidura do conservador como primeiro-ministro. Está criada uma saída do impasse político instalado há já dez meses em Espanha, evitando-se a marcação de novas eleições legislativas — as terceiras.

O órgão mais importante entre congressos do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), o Comité Federal, decidiu assim recuar na decisão de inviabilizar um novo Governo chefiado por Mariano Rajoy, líder do Partido Popular (PP, de direita). Na votação do Comité Federal, que decorreu esta tarde, 139 votaram pelo ‘sim’ à abstenção, enquanto 96 votaram pelo ‘não’. Dois membros não votaram.

A maior parte das federações regionais do PSOE defendiam a abstenção, mas os socialistas estavam muito divididos sobre a questão, depois da demissão, no início deste mês, do ex-secretário-geral, Pedro Sánchez, um firme defensor do “não” a Rajoy, que acabou por ser derrotado. Os defensores do “não” estão receosos de que a coligação de partidos radicais de esquerda Unidos Podemos, a terceira força mais votada, passe a liderar a oposição ao PP.

Aqueles que defendiam a abstenção pretendiam — e conseguiram — evitar as terceiras eleições que iriam, segundo as sondagens, penalizar o PSOE. Agora, o rei Felipe VI deverá, depois de ouvidos os partidos com assento parlamentar, voltar a apresentar o nome de Mariano Rajoy para chefiar o Governo.

Atualizado às 14h29 com o resultado da votação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSOE viabiliza Governo de Mariano Rajoy

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião