Deutsche Bank recupera. Será o fim dos problemas?

  • Rita Atalaia
  • 21 Outubro 2016

As ações do Deutsche Bank estão a subir. Isto depois de terem tocado um mínimo recorde, o que foi provocado por vários problemas legais. Será que esta recuperação significa que os problemas acabaram?

As ações do Deutsche Bank estão a recuperar. Os títulos afundaram depois de o Departamento de Justiça dos EUA ter exigido o pagamento de uma multa elevada ao banco para arquivar um processo. Isto quer dizer que os problemas do banco já acabaram? Provavelmente não.

Os títulos da instituição sobem pelo quarto dia consecutivo, negociando em alta de 1,4% para 13,21 euros em Frankfurt. Com esta subida, o banco consegue moderar as perdas deste ano. O Deutsche Bank encerrou nos 13,10 euros a 15 de setembro. Isto horas depois de o banco ter revelado a posição do departamento num processo relacionado com ativos garantidos por hipotecas residenciais. O DOJ já disse que quer que o banco pague 14 mil milhões de dólares para arquivar o caso. Mas as negociações ainda estão a decorrer e tudo pode acontecer.

O CEO, John Cryan, tem estado sob pressão para recuperar a confiança dos investidores. A queda das ações foi provocada pelos receios sobre a capacidade do banco de suportar o aumento dos custos legais. Embora o CEO tenha dito que não planeia um aumento de capital e espera que as autoridades dos EUA reduzam o montante da multa, as ações tocaram um mínimo recorde no mês passado.

Será o fim dos problemas?

Para além da multa nos EUA anunciada em setembro, o Deutsche Bank enfrenta a ameaça de outros custos legais, incluindo um processo que decorre na Rússia, que os analistas do Barclays estimam possa custar ao banco pelo menos dois mil milhões de euros. Em junho, o Deutsche Bank colocou de lado 5,5 mil milhões de euros para fazer face o custos legais, montante claramente insuficiente para fazer face a multas dessa ordem.

Mas não só. Em abril de 2015, o Deutsche Bank foi condenado por quatro reguladores norte-americanos e britânicos ao pagamento de 2,5 mil milhões de dólares para pôr fim a um processo legal relativo à manipulação da taxa Libor e outras taxas interbancárias usadas para fixar os juros dos empréstimos que os bancos fazem entre si. O acordo determinou ainda a suspensão de vários traders do banco alemão que protagonizaram mais um momento de embaraço para Deutsche Bank. Sim, mais um. A fatura com despesas legais ascende a cerca de sete mil milhões de euros desde 2014.

O maior banco alemão foi também penalizado pelo ambiente de baixos juros na Zona Euro, o fraco crescimento económico, o Brexit e ainda as regras mais apertadas no setor bancário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank recupera. Será o fim dos problemas?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião