Millennials: A geração empreendedora que admira Zuckerberg

  • Juliana Nogueira Santos
  • 27 Setembro 2016

Estudo revela que os jovens querem liberdade e flexibilidade no emprego à semelhança do fundador da Facebook, Mark Zuckerberg.

O fenómeno do empreendedorismo tem crescido exponencialmente e os paradigmas no âmbito dos negócios têm vindo a ser desafiados todos os dias. As empresas GoDaddy e Morar Consulting quiseram saber mais sobre o futuro do emprego e dos modelos de negócios e inquiriram 7291 profissionais de 11 países. Destes, 36% planeiam abrir um pequeno negócio ou ser trabalhadores por conta própria na próxima década.

Numa comparação de idades, os millennials – indivíduos que nasceram entre 1982 e 2004 – têm um espírito empreendedor mais vincado do que os seus pais, os chamados baby boomers, quando tinham a sua idade. Metade destes dizem querer seguir uma carreira como empreendedores. Os motivos desta escolha relacionam-se com o espírito livre e aventureiro que caracteriza esta geração: ter o poder de tomada de decisões e a flexibilidade para criar os seus próprios horários.

O estudo debruçou-se também sobre os modelos a seguir e, se há uns anos, os pais eram a escolha da maioria dos jovens, os millennials colocaram-nos no segundo lugar, para elegerem Mark Zuckerberg, fundador e presidente executivo da Facebook, como exemplo a ter em conta.

Não quer isto dizer que os baby boomers – aqueles que nasceram entre 1946 e 1964 – não estejam dispostos a desafiar a sua estabilidade: 21% afirma ter planos para abrir o seu próprio negócio ou ter um segundo emprego na próxima década, embora estejam a atingir a idade da reforma.

Segundo dados da Informa D&B, nasceram em Portugal 37399 startups entre março de 2015 e fevereiro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Millennials: A geração empreendedora que admira Zuckerberg

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião