Banco Montepio obtém lucro de 22 milhões até setembro

O Banco Montepio aumentou lucros em 10% para 22,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, graças sobretudo à redução das imparidades para crédito.

O Banco Montepio registou um aumento de 10% nos lucros para 22,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, graças sobretudo à redução das imparidades para crédito.

De acordo com os resultados trimestrais, as imparidades para crédito caíram 40% para 65 milhões de euros, permitindo uma melhoria das contas do banco liderado por Carlos Tavares.

Na parte operacional, o Montepio viu margem financeira (diferença entre juros recebidos com os empréstimos e juros pagos pelos depósitos) cair 6% para 190 milhões de euros, “refletindo a diminuição dos juros associados às carteiras de títulos e de crédito”.

Olhando para o balanço do banco, os empréstimos a clientes sofreram uma redução de 5% para 12,39 mil milhões de euros entre final do ano passado e setembro deste ano. Isto num período em que os depósitos de clientes registaram um aumento de 4,3% face ao valor relevado no período homólogo de 2017, atingindo os 12,39 mil milhões de euros.

Já o produto bancário afundou dos 380 milhões de euros para 293,8 milhões, desempenho influenciado pelos menores resultados de operações financeiras (caiu de 66,7 milhões para apenas 6 milhões). Ainda assim, os rendimentos com comissões aumentaram 3,6% para 87 milhões de euros.

O banco destaca ainda a redução dos custos operacionais em 6,8 milhões de euros, para 200 milhões de euros até setembro, uma performance “suportada essencialmente na diminuição dos gastos gerais administrativos em seis milhões”.

Em relação aos rácios de capital, que são um indicador da solidez financeira do banco, o Montepio chegou a setembro com um rácio Common Equity Tier 1 e Capital Total de 13,4% e 13,5%, respetivamente, “acima dos mínimos regulamentares, demonstrando uma adequada situação de capital.

(Notícia atualizada às 18h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio obtém lucro de 22 milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião