Hoje nas notícias: Bancários, educação e pirataria na TV

  • ECO
  • 21 Novembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O sistema de ensino em Portugal está sempre a mudar. Desta vez é o Conselho Nacional de Educação a propor o fim do 2º ciclo para acabar com os chumbos. A ideia é que reter um aluno é caro, ensiná-lo a estudar é mais fácil. Isto no dia em que se fica a saber que o OE 2019 tem uma norma feita à medida para os sindicatos da banca. Caso estes avancem para um processo de fusão ficam isentos de IMT. Em Lisboa, o presidente do Metro quer a extensão do Metro até Campo de Ourique com uma estação nas Amoreiras. Já as touradas deverão manter o IVA nos 6%. No mundo das televisões, o destaque vai para a adesão cada vez maior a sites piratas que permitem aceder a todos os conteúdos desde séries, a filmes passando pelos jogos de futebol.

Sindicatos da banca ganham benefício fiscal à medida

Os sindicatos da área financeira que pertencem à UGT (União Geral dos Trabalhadores) decidem na próxima semana se vão fundir-se. Caso esta fusão se concretize vão beneficiar de isenção de IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis), beneficiando assim de uma nova norma, incluída no Orçamento de Estado para 2019. Uma norma que, diz secretário-geral da UGT, Carlos Silva, “não caiu do céu”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Metro chega às Amoreiras e a Campo de Ourique

O presidente do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos prepara a extensão da linha vermelha, ligando São Sebastião a Campo de Ourique, com uma estação nas Amoreiras. A ideia é a acabar com “o atraso do Metro face à cidade”. Para já, a empresa terá que pedir à tutela, o Ministério do Ambiente, para começar o projeto em engenharia, a ser elaborado no ano que vem. A seguir, “com os fundos de 2020”, espera-se que haja condições para avançar com o alargamento da rede. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

PSD e CDS viabilizam IVA a 6% nas touradas

A maioria da Assembleia da República está a favor dos 6% de IVA na tauromaquia, a exemplo do que acontece nos outros espetáculos. Contrariamente ao que queria António Costa e a ministra a Cultura, o PSD, CDS e PCP juntam-se ao PS na proposta de que o IVA se mantenha nos 6% pelo que a hipótese e um chumbo está cada vez mais longe. No CDS e no PCP não há dúvidas e todos os deputados votarão a favor do IVA, num total de 33 votos. Já no PSD, não foi pedido até agora por nenhum deputado liberdade de voto para votar contra a proposta, pelo que deverão ser mais 89 votos. Falta saber os votos do PS, partido onde foi dada liberdade de voto nesta matéria. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Proposta eliminação do 2º ciclo para reduzir o número de chumbos

O relatório Estado da Educação 2017, documento do Conselho Nacional de Educação, que será aprovado esta quarta-feira defende a eliminação do 2º ciclo para se reduzirem os níveis de retenção. A medida, defende Maria Emília Brederode Santos, facilitaria a transição entre ciclos e reduziria os níveis de retenção, ainda elevados. Já o Público avança com os custos do chumbo para o país. O chumbo de um aluno custa, em Portugal, cerca de 6000 euros. Uma medida cara e ineficaz, sendo mais barato ensinar os alunos a estudar. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Portugueses aderem em força à pirataria televisiva

Os portugueses estão a aderir em força à pirataria televisiva. O objetivo é terem acesso a filmes, séries e jogos de futebol. Quase 400 mil portugueses têm contratos com empresas ilegais, onde pagam entre 50 e 80 euros por ano e veem tudo o que quiserem. Ainda assim, o ano passado foram bloqueados milhões de sites que davam acesso a filmes, séries e jogos de futebol. Leia a notícia completa no Jornal i (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Bancários, educação e pirataria na TV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião