Quase quatro milhões de pessoas encontram trabalho na União Europeia no segundo trimestre

No segundo trimestre do ano, 3,7 milhões de pessoas, o que representa 22,4% do total de desempregados registados durante o primeiro trimestre, encontram trabalho, de acordo com os dados do Eurostat.

No segundo trimestre de 2018, 3,7 milhões de pessoas na União Europeia — o que representa 22,4% do total de desempregados registados durante o primeiro trimestre — conseguiram encontrar emprego, de acordo com os números avançados pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat).

Durante os primeiros seis meses do ano, 9,7 milhões de pessoas (58,4%) permaneceram desempregadas, enquanto outras 3,2 milhões (19,2%) tornaram-se economicamente inativas.

Pelo contrário, de todos aqueles que — aquando do primeiro trimestre de 2018 — estavam empregados, 1,9 milhões (1%) ficaram desempregados no segundo trimestre. De notar que os dados do Eurostat não têm em consideração a Alemanha.

Já dos inicialmente contados como economicamente inativos no primeiro trimestre de 2018, 4,1 milhões de pessoas (3,5%) entraram no mercado de trabalho no segundo semestre e 3,7 milhões (3,2%) passaram para uma situação de desemprego.

No caso específico de Portugal, o número de empregados aumentou ligeiramente de um trimestre para o outro, enquanto o número de desempregados, bem como o número de pessoas economicamente inativas, diminuíram. No segundo trimestre do ano, 60 mil pessoas passaram de uma situação de empregabilidade para o desemprego e 118 mil estavam desempregadas e conseguiram entrar no mercado de trabalho.

O gráfico do Eurostat oferece uma visão geral de todas as transições possíveis e mostram as mudanças no mercado de trabalho ao longo do primeiro semestre no ano na União Europeia. Os números de emprego, desemprego e inatividade referem-se à quantidade de pessoas que permanece em cada uma dessas situações entre os dois trimestres e as setas indicam a direção dos fluxos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase quatro milhões de pessoas encontram trabalho na União Europeia no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião