VdA Academia lança prémio “Case Challenge 2018”

A VdA Academia organiza o V Encontro de Academias Corporativas, com o tema “Formação + Avaliação = Retenção do conhecimento? – Evidências da teoria da curva de aprendizagem e novos modelos".

A VdA Academia organiza o V Encontro de Academias Corporativas, este ano dedicado ao tema “Formação + Avaliação = Retenção do conhecimento? – Evidências da teoria da curva de aprendizagem e novos modelos de formação” e que se realiza no próximo dia 27 novembro no auditório da VdA em Lisboa.

Para além dos habituais parceiros – CLOO® Behavioural Insights Unit e Colégio Doutoral Mente-Cérebro, conta este ano com a Porto Business School da Universidade do Porto (PBS) e ainda com a Visão como media partner, sendo que os debates, que se pretendem interativos, terão a moderação da diretora da revista, Mafalda Anjos.

No encontro, que se destina maioritariamente aos responsáveis e gestores de Recursos Humanos e Formação, procurar-se-á responder a questões que tanto inquietam quem trabalha nesta área: “Será que a aprendizagem proporcionada por formações de curta duração é duradoura?”, “Serão as formações para executivos um bom investimento por parte das organizações?“ “Será que os participantes em formação sem avaliação final retêm o conhecimento?”; “ Como podemos assegurar a transferência da aprendizagem para o comportamento no trabalho?”

Diana Orghian, da CLOO® Behavioral Insights Unit, abordará na sua talk “Aprender para reter: que dificuldades são benéficas no processo de aprendizagem?” a perspetiva das Ciências Cognitivas à aprendizagem e à transferência de conhecimento de contextos familiares para contextos inesperados e novos, assim como a importância do treino de recuperação, do feedback e do erro no processo de aprendizagem.

Paula Marques, da Porto Business School da Universidade do Porto, falará sobre “Como é que os Seres Humanos Aprendem”, focando-se em evidências científicas sobre o impacto dos sentidos e do inconsciente, a importância da avaliação, o fascínio que o nosso cérebro tem por histórias e o impacto das emoções na nossa memória.

Para Susana Almeida Lopes, Diretora da VdA Academia, “é fundamental dar a conhecer research científico sobre a forma como efetivamente aprendemos e que contraria muitas vezes as modas e algumas tendências atuais”.

À semelhança do que aconteceu nos últimos encontros, e que já valeram à VdA Academia o reconhecimento com o terceiro lugar no ranking do Financial Times Innovative Lawyers 2017, na categoria de Innovation in managing and developing talent, dá-se continuidade neste V Encontro à linha de aproximação entre as ciências (e, em particular, as neurociências), a psicologia e a formação.

Durante o encontro, será entregue pelo Sócio Fundador, Dr. Vasco Vieira de Almeida, o prémio Case Challenge VdA Academia, instituído em renovação do anterior Prémio Internacional VdA Academia, e que visa promover a discussão, entre equipas de estudantes de Direito, de um caso paradigmático e real sobre uma temática jurídica atual, promovendo o desenvolvimento, em simultâneo, da análise jurídica e de soft skills. Esta 1ª EDIÇÃO decorre a 26 Novembro.

A VdA Academia organiza este ano a 1ª Edição do VdA Academia Case Challenge, prémio que visa promover a discussão, entre equipas de estudantes de Direito, de um caso paradigmático e real sobre uma temática jurídica atual, promovendo o desenvolvimento, em simultâneo, da análise jurídica e de soft skills.

O evento terá lugar no dia 26 de novembro, das 15h00 às 18h00, no escritório da VdA em Lisboa. As equipas de várias Faculdades de Direito são convidadas a analisar e debater o Acórdão do Caso Google – que consagrou o Direito ao Esquecimento – à luz do atual RGPD.

A VdA Academia pretende com esta iniciativa inovadora desafiar os estudantes a debaterem um caso atual fora das Universidades. Para Benedita Aires, Associada Coordenadora da VdA e membro da VdA Academia “esta é uma oportunidade de proporcionar aos estudantes a aplicação de conhecimentos jurídicos, de argumentação e de expressão oral e escrita na discussão de um caso concreto, perante um júri constituído por advogados VdA especialistas em matéria de Dados Pessoais e Privacidade e no meio profissional de um escritório de advogados.”

A equipa vencedora receberá um prémio no valor de 3 mil euros, o qual será entregue pelo sócio fundador, Vasco Vieira de Almeida durante o V Encontro de Academias Corporativas promovido pela VdA Academia no dia 27 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

VdA Academia lança prémio “Case Challenge 2018”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião