Familiares de Luís Filipe Menezes recebem quase dois milhões em offshore

  • ECO
  • 11 Novembro 2018

O jornal Público conta este domingo detalhes sobre o circuito do dinheiro entre contas de familiares do ex-presidente do PSD, em offshore. Processo foi arquivado.

O ex-presidente do PSD Luís Filipe Menezes foi investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto por vários crimes, entre eles corrupção, tendo o processo em causa sido arquivado em julho por falta de provas. O jornal Público (acesso condicionado) conta este domingo detalhes sobre o circuito de transferências de dinheiro entre contas bancárias no nome de familiares do antigo presidente da câmara de Gaia, que envolvem offshore.

Em causa está o facto da transferência de quase dois milhões de euros de uma sociedade offshore nos EUA, da qual não são conhecidos os titulares, para outra na sucursal offshore de Macau do BCP, no nome do pai e de um dos filhos de Menezes, em 2008. Depois de algumas voltas, parte do dinheiro foi usado para comprar em 2012 um apartamento de luxo na Foz do Porto, habitado por Menezes.

A procuradora do processo considerou que o pai e o filho do ex-autarca não tinham rendimentos que sustentassem aqueles valores e defendeu que elementos reunidos “resultam indícios de que Luís Filipe Menezes, em razão do cargos desempenhado ou por causa dele, terá auferido vantagens indevidas”.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Familiares de Luís Filipe Menezes recebem quase dois milhões em offshore

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião