Preços da energia disparam 10% na Zona Euro. Inflação acelera para 2,2%

A taxa de inflação anual da Zona Euro fixou-se em 2,2% em outubro. Sem o setor energético, teria sido de 1,3%.

A taxa de inflação anual na Zona Euro acelerou ligeiramente em outubro, para 2,2%, depois da taxa de 2,1% que tinha sido registada em setembro. Os dados constam da estimativa rápida publicada, esta quarta-feira, pelo Eurostat, que dá conta de que é sobretudo o setor energético a contribuir para esta evolução dos preços: em outubro, os preços da energia dispararam 10,6% na Zona Euro.

A evolução dos preços da energia representa uma ligeira aceleração face a setembro deste ano, quando a taxa de inflação neste setor foi de 9,5%, mas é um aumento expressivo em termos homólogos: em outubro do ano passado, os preços da energia aumentavam apenas 3%.

Nos restantes setores, a inflação foi mais modesta: registou-se uma taxa de 2,2% nos preços de comida, álcool e tabaco e de 1,5% no setor dos serviços. Feitas as contas, excluindo o setor energético a taxa de inflação global na Zona Euro teria sido de apenas 1,3%, calcula o Eurostat.

Em Portugal, a taxa de inflação anual em outubro ficou aquém do que se verificou na Zona Euro, ao abrandar para 1% em outubro, valor que fica abaixo da taxa de 1,4% que tinha sido registada em setembro, segundo os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já em termos de evolução mensal, a variação do índice de preços no consumidor em Portugal terá sido nula, depois de ter sido registada uma taxa de 1,1% em setembro e de 0,3% em outubro do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços da energia disparam 10% na Zona Euro. Inflação acelera para 2,2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião