Governo pede para gastar 886 milhões com BPN e Banif

  • ECO
  • 29 Outubro 2018

No próximo ano, o Governo planeia gastar quase 886 milhões de euros com os veículos que restaram dos falidos BPN e Banif, menos 13% do que despendeu este ano.

O Governo vai pedir ao Parlamento uma autorização de despesa de 885,8 milhões de euros para gastar com o Banif e com o BPN, avança o Diário de Notícias (acesso pago). No quadro do Orçamento do Estado para 2019, o Ministério das Finanças quer despender 337,6 milhões de euros com três veículos desse primeiro banco e 548,2 milhões de euros com as três sociedades que ficaram do segundo.

Ainda que o valor seja significativo — cerca de 0,5% do PIB e, a título de exemplo, superior ao implicado no descongelamento das carreiras dos funcionários públicos — representa um recuo de 13% (isto é 131,1 milhões de euros) face ao montante gasto este ano com estes veículos financeiros.

O maior desses veículos é a Parvalorem (fundo que gere os restos da carteira de empréstimos do antigo BPN) que, em 2019, irá absorver 409 milhões de euros. Segue-se a Oitante (que ficou com os ativos do Banif que o Santander não teve interesse em comprar) com uma despesa de 322 milhões de euros e a Parups (fundo que contém imóveis, obras de arte, moedas de coletivas e outros ativos do antigo BPN) com um gasto de 117 milhões de euros.

Em 2018, o Governo, através do Ministério das Finanças, pediu para gastar 1.017 milhões de euros com os veículos financeiros, mas ainda não há informação relativa à sua execução. Essa informação surgirá na Conta Geral do Estado de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo pede para gastar 886 milhões com BPN e Banif

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião