Lucros da Galp disparam para 598 milhões até setembro com subida do preço do petróleo

A petrolífera beneficiou do aumento da produção e da subida dos preços de venda do petróleo, bem como do gás natural.

A Galp reportou lucros de 598 milhões de euros no conjunto dos nove primeiros meses do ano, valor que representa um aumento de 54% em relação a igual período do ano passado. A petrolífera beneficiou do aumento da produção e da subida dos preços de venda do petróleo, bem como do gás natural.

Os resultados foram comunicados, esta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A petrolífera indica que o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 1.725 milhões de euros no acumulado de janeiro a setembro, mais 32% do que no mesmo período do ano passado.

Este movimento foi “suportado pelo aumento da produção e do preço do petróleo e do gás natural no âmbito do negócio de exploração e produção“, fator que compensou a desvalorização do dólar. A empresa indica que a produção média aumentou em 16% no conjunto dos primeiros nove meses do ano, para um total de 105,3 milhões de barris de petróleo por dia, evolução explicada “pelo desenvolvimento do projeto Lula no Brasil” e pelo “início de produção do Kaombo”.

Apesar destas melhorias, a empresa aumentou a dívida em relação ao último período analisado. No final de setembro deste ano, a Galp contabilizava uma dívida líquida de 1.899 milhões de euros, o que representa um aumento de 162 milhões face ao valor registado no final de junho. A subida fica a dever-se ao “pagamento do dividendo e dos bónus de assinatura relativos às rodadas de licitação no Brasil em setembro”.

Já o investimento atingiu os 597 milhões de euros entre janeiro e setembro, uma subida homóloga de 2%, com a maioria deste montante (80%) a ser alocado ao negócio de exploração e produção.

Tudo somado, a petrolífera reviu em alta as projeções para o conjunto deste ano. “Considerando o desempenho durante os primeiros nove meses do ano, é esperado que o EBITDA do ano de 2018 atinja cerca de 2,3 mil milhões de euros e que o investimento se situe em mil milhões de euros”, indica a Galp. No final de junho, estimava que o EBITDA se fixasse em 2,1 mil milhões no final deste ano.

Notícia atualizada pela última vez às 7h32 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Galp disparam para 598 milhões até setembro com subida do preço do petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião