Rio não afasta que Costa possa ter sabido de Tancos

  • Lusa
  • 25 Outubro 2018

A ser verdade que Azeredo Lopes sabia do encobrimento, "significa que o ministro teria mentido e isso tem de ter tradução, que é a demissão do ministro, o que já aconteceu", diz Rio.

O presidente do PSD excluiu chamar o primeiro-ministro a depor na comissão parlamentar de inquérito a Tancos, mas admitiu não ser “muito normal” que, se Azeredo Lopes soube do encobrimento, não tenha informado António Costa.

No final da reunião do grupo parlamentar do PSD, Rio foi questionado sobre a notícia do Público, segundo a qual o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes sabia do encobrimento na recuperação das armas de Tancos.

“A ser verdade, — a matéria está em segredo de justiça — a ser verdade significa que o ministro teria mentido e isso tem de ter tradução, que é a demissão do ministro, o que já aconteceu”, frisou, acrescentando que o resto terá de ser apurado na comissão de inquérito e pelas instâncias judiciais.

Interrogado se considera possível que Azeredo Lopes, a saber do encobrimento, não tenha informado o primeiro-ministro, Rui Rio respondeu: “Essa pergunta tem de ser feita ao senhor ex-ministro da Defesa e ao primeiro-ministro”.

“Não é muito normal que, numa matéria dessas, o ministro da Defesa não o transmita ao primeiro-ministro”, acrescentou o presidente do PSD.

No entanto, questionado se os sociais-democratas admitem chamar António Costa à comissão de inquérito sobre Tancos que será aprovada esta semana, ainda que o primeiro-ministro tenha a possibilidade de responder por escrito, Rio foi taxativo.

“Não. Não porque eu não vou trás de foguetes. Não me lembro de um primeiro-ministro vir a uma comissão, pode vir a plenário que é sede própria para o primeiro-ministro responder”, defendeu.

Para Rio, “o primeiro-ministro tem de dar explicações”, mas tem de fazê-lo em plenário, nomeadamente nos debates quinzenais.

“Nunca vi, nem quero ver um primeiro-ministro, seja ele qual for, dar explicações numa comissão”, frisou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio não afasta que Costa possa ter sabido de Tancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião