Portugal volta ao mercado logo após o OE. Quer até 1.250 milhões

Portugal vai voltar ao mercado de dívida na próxima semana, após a apresentação da proposta de Orçamento do Estado. Vai emitir dívida de curto prazo com a qual pretende obter 1.250 milhões.

Portugal vai voltar ao mercado de dívida na próxima semana. Após a decisão da Moody’s, mas também no rescaldo da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2019, o IGCP vai realizar um duplo leilão de dívida de curto prazo com o qual pretende obter um financiamento até 1.250 milhões de euros.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 17 de outubro pelas 10h30 horas dois leilões das linhas de bilhetes do Tesouro com maturidades em 18 de janeiro de 2019 e 20 de setembro de 2019”, refere a agência liderada por Cristina Casalinho. Com estes títulos, o IGCP pretende obter entre 1.000 milhões e 1.250 milhões.

Este leilão de dívida de curto prazo segue-se a um outro de obrigações do Tesouro, a dez anos, realizado esta semana, em que Portugal acabou por pagar uma taxa mais elevada. Para obter pouco mais de 700 milhões de euros, o Estado teve de pagar quase 2%.

Este regresso ao mercado surge depois da revisão do rating por parte da Moody’s, que pode elevar a notação financeira do país, retirando-a de “lixo”.

E acontece também dias depois de ser conhecida a proposta de Orçamento do Estado para 2019. O Governo vai entregar na segunda-feira, dia 15 de outubro, o documento na Assembleia da República.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta ao mercado logo após o OE. Quer até 1.250 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião