Apple aposta nos chips. Fecha acordo de 600 milhões de dólares com fornecedora

A Apple vai investir na fornecedora de chips, num negócio que prevê o acesso a algumas patentes, escritórios e também funcionários. A operação deve ficar concluída na primeira metade do próximo ano.

A Apple quer reforçar a aposta na tecnologia dos chips utilizados nos seus produtos e, para isso, fechou um acordo com a principal fornecedora do material. A empresa liderada por Tim Cook vai investir 600 milhões de dólares na Dialog Semiconductor, num negócio que prevê o acesso a alguns ativos, como patentes e também parte da mão-de-obra.

O valor que a Apple vai pagar divide-se em duas operações, escreve a Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês) esta quinta-feira. Metade é avançada para obter as licenças de alguma da tecnologia, escritórios no Reino Unido, Itália e Alemanha e uma equipa de engenheiros. Os outros 300 milhões servem como pré-pagamento para o fornecimento de chips que será entregue durante os próximos três anos.

A empresa da maçã vai ficar com cerca de 16% dos funcionários da Dialog, que trabalharão a partir da Europa. As duas empresas já trabalham juntas desde os primeiros iPhones, no desenvolvimento de chips para as baterias dos telemóveis. “Esta transação reafirma a nossa relação duradoura com a Apple, e demonstra o valor do negócio e das tecnologias que construímos na Dialog“, diz o CEO Jalal Bagherli à agência de notícias.

A fabricante de chips vai continuar a trabalhar com outras empresas, e estão a planear focar-se no mercado automóvel e na Internet of Things. A operação deve ficar concluída na primeira metade de 2019, depois de aprovação dos reguladores.

Este passo da Apple não é habitual, já que o último negócio desta dimensão foi a aquisição da empresa PrimeSense, responsável pela tecnologia de reconhecimento facial, em 2013.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple aposta nos chips. Fecha acordo de 600 milhões de dólares com fornecedora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião