EDP derrapa quase 2% depois de o segundo maior acionista desinvestir na elétrica. Lisboa cai pelo segundo dia

Praça lisboeta abriu no vermelho, com a EDP a ser o principal destaque negativo a perder quase 2%, depois do segundo maior acionista reduzir a participação.

A bolsa nacional arrancou a semana com o pé esquerdo, sofrendo a segunda sessão consecutiva de perdas. O PSI-20 está a ser pressionado pelos títulos do grupo EDP. As ações da empresa liderada por António Mexia recuam perto de 2%, depois de o mercado ter sido informado que o segundo maior acionista se desfez de grande parte da sua participação.

O PSI-20 iniciou a sessão a recuar 0,23%, para os 5.346,72 pontos, após as perdas acentuadas registadas na sessão de sexta-feira, que foi condicionada pela crise italiana. Apesar do recuo, a maioria das cotadas até segue em alta.

O grupo EDP é o principal responsável pelo desempenho negativo da praça lisboeta. As ações da EDP recuam 1,73%, para os 3,123 euros, no dia em que o seu segundo maior acionista — o Capital Group — comunicou a redução da sua posição de 9,9%, para 2,958%. De salientar que em 2015, o fundo chegou a ter 17% do capital da elétrica liderada por António Mexia.

EDP derrapa em bolsa

Este deslize acontece ainda depois de na passada sexta-feira, a EDP ter avançado com um corte expressivo nas suas estimativas de resultados líquidos para este ano. Um profit warning explicado com os encargos associados as alegadas sobrecompensações com os CMEC.

No mesmo sentido segue a EDP Renováveis, cujas ações sofrem um deslize de 0,57%, para os 8,69 euros, sendo que no arranque da sessão chegou a estar a perder perto de 3%.

O rumo do PSI-20 é ainda condicionado pela desvalorização das ações da Jerónimo Martins. A retalhista desliza em bolsa 0,43%, para os 12,63 euros por ação.

Em alta, destaque para a Semapa que é o título com melhor desempenho do índice de referência com um avanço de 0,93%, para os 17,28 euros.

(Notícia atualizada às 8h28 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP derrapa quase 2% depois de o segundo maior acionista desinvestir na elétrica. Lisboa cai pelo segundo dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião