Bancos quiseram adiar comparador de comissões

  • ECO
  • 1 Outubro 2018

O elevado esforço de adaptação que exige aos seus sistemas, está na base dos pedidos de adiamento do comparador de comissões do Banco de Portugal que arranca nesta segunda-feira.

Três instituições financeiras pediram o adiamento do comparador de comissões bancárias do Banco de Portugal que arranca nesta sexta-feira. Na base deste pedido terá estado o elevado esforço que estas adaptações exigem aos seus clientes, avança o Jornal de Negócios (acesso pago) na edição desta segunda-feira.

O diário cita o documento que esteve em consulta pública entre 10 de julho e 9 de agosto sobre a instrução que regula a criação da plataforma que a partir de 1 de outubro passa a estar disponível e que irá permitir aos clientes bancários comparar os custos de 93 comissões bancárias.

Esta nova ferramenta poderá ser utilizada a partir do Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal a partir desta segunda-feira. Contudo, alguns bancos terão tentado adiar a sua implementação, referindo dificuldades de implementação da medida face ao prazo de tempo disponível.

“Atendendo à complexidade e dimensão das tabelas que devem integrar o ficheiro de comunicação ao Banco de Portugal, o prazo de dez dias úteis para reporte da primeira comunicação afigura-se insuficiente, pelo que sugerimos o seu alargamento para 30 dias”, solicitava uma instituição financeira, cita o Jornal de Negócios. Outras duas instituições fizeram comentários que iam no mesmo sentido.

Apesar destes apelos das instituições financeiras, o regulador manifestou a sua oposição. “O Decreto-Lei n.º 107/2017, de 30 de agosto, atribuiu ao Banco de Portugal o dever de disponibilizar aos consumidores um sítio na Internet que lhes permita comparar as comissões relativas aos serviços que integram a lista de serviços mais representativos associados a contas de pagamento em Portugal”, respondeu a entidade liderada por Carlos Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos quiseram adiar comparador de comissões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião