Revista de imprensa internacional

Huawei diz que o telemóvel flexível será lançado em meados de 2019. Nas redes sociais, o Facebook recebe um ultimato da comissária europeia da Justiça, que diz que a sua "paciência chegou ao limite".

A semana chega ao fim com novidades no mundo da tecnologia. A construção civil está a pensar nas vantagens que os robôs trariam para este setor se substituíssem certas funções. As fabricantes de telemóveis estão focadas nos ecrãs flexíveis, que se podem dobrar ao meio. A Huawei avançou que o lançamento está previsto para meados de 2019. Já nas redes sociais, o Facebook recebe um ultimato da comissária europeia da justiça, que diz que a sua “paciência com o Facebook chegou ao limite”.

El Mundo

Bruxelas “perde a paciência” com Facebook

“A minha paciência com o Facebook chegou ao limite. É altura de atuar e não de fazer mais promessas. Se as mudanças não estiveram feitas no final deste ano, apelo às autoridades de consumo para que atuem com rapidez e sancionem a empresa”, disse a comissária europeia da Justiça, Vera Jourova. A comissária pretende que a empresa liderada por Mark Zuckerberg cumpra, finalmente, as exigências da lei europeia e os pedidos do Executivo. Nas palavras foi um pouco mais longe, dizendo que durante algum tempo teve uma conta na rede social, que classificou como um “canal de sujidade”. “Era um fluxo de lixo”, acrescentou.

Leia a notícia completa em El Mundo (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

Só haverá acordo para Brexit se União Europeia suavizar fronteira com Irlanda

A Grã-Bretanha vai deixar a União Europeia (UE) sem um acordo. Segundo Chris Grayling, secretário de Estado dos Transportes, a situação só mudará se os líderes europeus suavizarem a sua posição na fronteira com a Irlanda. “Neste momento, o que a União Europeia está a pedir em torno da Irlanda do Norte é simplesmente impossível para qualquer Governo do Reino Unido aceitar. E, na verdade, se eles mantiverem essa posição, não haverá acordo”, afirmou Grayling. A Grã-Bretanha deve deixar a União Europeia a 29 de março de 2019, mas ainda há questões pendentes a acordar.

Leia a notícia completa em Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

El Economista

Motorista da Uber e da Cabify planeiam fazer greve

Em Espanha, os motoristas de empresas como a Uber e a Cabify estão contra o decreto, que será aprovado no dia 28 de setembro, e que tem como objetivo a regulamentação da atividade destas empresas e o cumprimento das promessas feitas ao setor do táxi, no passado mês de julho. O plano do ministro José Luis Ábalos quer deixar nas mãos das comunidades autónoma a decisão de retirar ou não as licenças, sem ter que pagar-lhes qualquer indemnização. Para evitá-lo, os condutores das plataformas eletrónicas estão a organizar uma greve, que deverá acontecer já na próxima quarta-feira, juntamente com várias manifestações.

Em Portugal, quem está em greve são os taxistas. Dos Aliados aos Restauradores, e passando por Faro, centenas de taxistas protestaram nas ruas na passada quarta-feira com o objetivo de que algum partido envie para o Tribunal Constitucional a lei que vai regulamentar as plataformas de transporte como a Uber, a Cabify, a Taxify e a Chauffeur Privé.

Leia a notícia completa em El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Cinco Días

Construção civil procura substituir trabalhadores por robôs

O setor da construção civil quer deixar de construir como tem construído até hoje. Um setor que “é um dos poucos que não sofreu grandes transformações até agora. O processo não mudou desde o neolítico. Não faz sentido continuar a construir de uma forma artesanal. Este é o desafio”, afirmou David Martínez, conselheiro de Aedas Homes. O objetivo é automatizar a forma como se constroem os edifícios, apesar de ser uma meta que está ainda longe de ser alcançada. A mesma fonte refere, ainda, que há cada vez menos mão-de-obra qualificada na construção civil.

Leia a notícia completa em Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

El País

Vêm aí telemóveis flexíveis. Sim, dobram-se ao meio

São várias as marcas que estão a trabalhar num novo modelo de ecrã de telemóvel. Um ecrã que se pode dobrar ao meio como se fosse um livro, ou dobrar em quadradinhos, tal como um lenço de papel. Foi a Samsung e a Huawei que anunciaram primeiramente fazer parte desta corrida. As fabricantes estão a ultimar os primeiros modelos de ecrã que se dobram ao meio, um formato que se aproxima do chamado papel digital. A Huawei já adiantou a data de lançamento do novo telefone, previsto para meados de 2019.

Leia a notícia completa em El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião