Moody’s vai rever notação da dívida de Itália. Pode baixar o rating

  • Lusa
  • 20 Agosto 2018

A agência Moody's colocou a dívida soberana de Itália sob revisão e poderá baixar o rating. Encontra-se à espera de mais detalhes sobre a política económica do Governo italiano.

A agência de notação financeira Moody’s informou que colocou a dívida de Itália sob revisão, com uma possível descida da classificação, esperando conhecer mais detalhes sobre a política económica do Governo italiano.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/eleicoes-em-italia-resultados/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”655″ slug=”eleicoes-em-italia-resultados” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/eleicoes-em-italia-resultados/thumbnail?version=1530805995289&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

A Moody’s indicou em comunicado, citado pela agência Efe, que espera obter a curto prazo “maior clareza sobre o caminho orçamental e a agenda de reformas” que será adotada nos próximos meses pelo Governo formado pelo Movimento Cinco Estrelas e pela Liga (extrema-direita), que prometeram medidas que os analistas consideraram incompatíveis, como uma “drástica” descida de impostos e um subsídio para desempregados.

O processo de revisão da nota, que atualmente tem um nível de aprovação baixo, estará concluído “o mais tardar em finais de outubro”. A Moody’s adverte para o risco de a posição orçamental de Itália se debilitar em função de decisões governamentais ou da alteração de reformas feitas no passado, como a das pensões e do mercado laboral.

A agência espera a publicação da atualização do Documento Económico e Financeiro que tem as previsões económicas do país para os próximos três anos e que o Governo conta dar a conhecer antes de finais de setembro. O Executivo também vai ter de apresentar o orçamento para o próximo ano e enviá-lo à Comissão Europeia antes de 15 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s vai rever notação da dívida de Itália. Pode baixar o rating

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião