Fisco investiga 90 transferências de jogadores e treinadores de futebol

  • ECO
  • 5 Julho 2018

Desde o ano passado que decorre uma investigação sobre possíveis esquemas fraudulentos com o objetivo de "camuflar" rendimentos sujeitos a IRS.

O Ministério das Finanças tem estado a investigar, desde o ano passado, vários processos de transferências de jogadores e treinadores de futebol, com base em suspeitas de esquemas abusivos usados para ocultar rendimentos sujeitos a IRS, adianta a Renascença e o Jornal de Notícias. A informação foi publicada no relatório anual de combate à fraude e evasão fiscal, que vem mostrar “a preocupação” da entidade sobre este assunto, lê-se no documento.

O Ministério das Finanças “tem vindo a investigar os negócios do futebol profissional, numa perspetiva da deteção de situações de fraude, tendo instaurado 90 processos, com vista à análise dos negócios relativos à contratação/transferência de jogadores e técnicos”, conforme consta no relatório publicado esta quarta-feira no site do Parlamento. Um acompanhamento que remonta a 2016.

Explicando que “o setor do desporto em geral e do futebol em particular tem vindo a ser uma preocupação” para a unidade antifraude da Autoridade Tributária, a mesma adianta que os esquemas funcionam através de “comissões de intermediação e direitos de imagem e as suspeitas da existência de negócios simulados, com interposição de sociedades, com vista a ‘camuflar’ rendimentos sujeitos a IRS”.

A entidade está ainda a colaborar com Espanha, uma vez que há o “envolvimento de outras jurisdições nos processos em análise”, para além de outros 16 países que foram notificados para ajudar na investigação. Não houve, até agora, possíveis nomes envolvidos nos processos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco investiga 90 transferências de jogadores e treinadores de futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião