Nesta pizzaria é atendido e servido por um robô…. E ele também cozinhou a sua pizza

  • ECO
  • 4 Julho 2018

A empresa francesa Ekim apresentou a Pazzi, a pizzaria onde o chefe é um robô com três braços. A confeção é imediata, os ingredientes frescos e as receitas flexíveis.

Os restaurantes da chamada fast food continuam e, cada vez mais, à procura da fórmula perfeita para a automatização. Depois de a startup alemã Creator ter desenvolvido recentemente um robô capaz de preparar, do início ao fim, hambúrgueres, é a vez da empresa francesa Ekim apresentar o seu robô cozinheiro.

França, um país muito conhecido em termos de gastronomia, está a deixar-se seduzir pela tecnologia aplicada à comida rápida. A Ekim vai abrir a primeira pizzaria onde o cozinheiro não é um chefe mas sim três braços robotizados capazes de confecionar 120 pizzas em apenas uma hora, três vezes mais rápido do que uma pessoa. O robô faz a pizza, escolhida pelo computador, e deixa-a pronta para ser entregue ao consumidor.

Segundo os fundadores da empresa dirigida por Philippe Goldman, Sébastien Roverso e Cyrill Hamon, o projeto surgiu devido à “deceção” que, muito frequentemente, a comida rápida gera, motivada quer pela má qualidade dos ingredientes, pelo serviço demasiado lento, pelo menu limitativo ou pela rigidez de horários dos estabelecimentos. Foi para combater estas limitações que os engenheiros de eletrónica e robótica da Ekim começaram a pensar numa nova fórmula para este tipo de serviço. Com um investimento de 2,2 milhões de euros, o processo culminou com a criação da Pazzi, a pizzaria que não precisa de um único humano para fazer o seu trabalho. A abertura do primeiro restaurante, em França, está prevista para o final deste ano.

As receitas das pizzas são da autoria do mestre Thierry Graffagnino, mas os clientes podem sempre modificar a receita ao incluir ou excluir determinados ingredientes. Tudo isto através da aplicação Make My Own Pizza (MYOP). O processo de confeção da pizza pode ser observado no restaurante e os preços variam entre os sete e os 14 euros, consoante o tamanho e os ingredientes acrescentados, tal e qual como numa pizzaria mais tradicional.

O objetivo é expandir o modelo automatizado, que usa ingredientes de origem francesa e italiana e realiza o processo de confeção de forma imediata.

Veja o vídeo para conhecer como é que este robô pizzeiro trabalha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nesta pizzaria é atendido e servido por um robô…. E ele também cozinhou a sua pizza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião