Governo põe limite à idade dos táxis. Dá incentivos para carros elétricos

  • ECO
  • 29 Junho 2018

Para forçar a descarbonização da frota de táxis, o Governo vai pagar apoios à aquisição de automóveis elétricos por estes profissionais. Além disso, está a pensar impor um limite à idade dos carros.

A atribuição de apoios à aquisição de táxis elétricos vai mesmo avançar. Esta medida é uma das recomendações que constam no relatório do grupo de trabalho — que reuniu a Federação Portuguesa do Táxi, a ANTRAL e o Instituto de Mobilidade e Transportes — e será a primeira a ver a luz do dia, avança o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, citado pelo Público (acesso condicionado).

Através da entrega do comprovativo de compra de um veículo 100% elétrico destinado ao serviço de táxi, o Governo vai assim passar a pagar cinco mil euros ao profissional, valor que pode ser majorado devido à idade do veículo: no limite, o apoio a fundo perdido pode mesmo chegar aos 12.500 euros.

Este apoio — cuja verba total disponível para este ano é de 750 mil euros — é um dos esforços do Executivo de António Costa no sentido da descarbonização da frota de táxis, que inclui ainda um incentivo à aquisição e instalação de postos de carregamento destes automóveis, no valor de cinco mil euros. “Isto é algo de completamente novo”, sublinha o secretário de Estado.

Além disso, o Governo também está a preparar a imposição de limites à idade dos automóveis usados para este tipo de serviço. Segundo o governante, a limitação ficará “entre os 10 e os 12 anos”, estando previsto um período de transição.

No relatório, constam ainda outras duas medidas, que precisam de mais estudo: a fatura eletrónica certificada e as alterações à formação.

No primeiro ponto, o setor solicita apoios para a colocação dos equipamentos, o que poderá vir a acontecer no ano que vem. No segundo, José Mendes revela que houve consenso entre a FTP e a Antral, com a primeira a querer manter as 125 horas de formação e a segunda a defender uma duração em linha com a requerida aos transportes em veículo descaracterizado a partir de plataforma eletrónica (TVDE). Da parte do Governo, o secretário de Estado diz que lhe “parece natural” que o tempo de formação seja igual para os táxis e os TVDE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo põe limite à idade dos táxis. Dá incentivos para carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião