Desemprego cai para 7,2% em abril. Deve subir em maio

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 29 Junho 2018

A taxa de desemprego caiu para 7,2% em abril, indicam os dados publicados pelo INE. Para encontrar um valor mais baixo é preciso recuar a finais de 2002. Em maio, é de esperar uma subida para 7,3%.

A taxa de desemprego recuou para 7,2% em abril, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE). É preciso recuar a novembro de 2002 para encontrar um valor mais baixo. Em maio, o desemprego deverá aumentar para 7,3%, indicam dados provisórios.

De acordo com o destaque publicado esta sexta-feira, a taxa de desemprego recuou, em abril, 0,3 pontos percentuais em termos mensais e 2,3 pontos em comparação homóloga. A taxa de 7,2% também representa uma revisão em baixa, de duas décimas, face ao dado provisório que tinha sido divulgado no final do mês passado.

O valor iguala o registo de janeiro de 2004, mas, para encontrar um número mais baixo, é preciso olhar para meses mais recuados: em novembro de 2002, a taxa foi de 7,1%.

Comparando com março, a população desempregada caiu 4,3% em abril — para 369,4 mil pessoas — enquanto a empregada aumentou 0,2% — para quase 4,8 milhões. O número de jovens desempregados recuou de 79,8 mil para 74,7 mil, o que corresponde a uma descida da taxa de 21,8% para 20,6%.

Taxa de desemprego desce em abril e deve subir em maio

Fonte: INE Nota: Estimativa provisória para maio

Maio deve marcar inversão

Depois desta descida, maio poderá vir a marcar uma subida da taxa de desemprego, de 7,2% para 7,3%. É para este valor que aponta a estimativa provisória.

A confirmar-se, será a primeira subida em mais de dois anos, já que o último crescimento mensal da taxa de desemprego ocorreu em fevereiro de 2016, ainda que entretanto, também se tenham registado alguns meses de estagnação.

(Notícia atualizada às 11h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego cai para 7,2% em abril. Deve subir em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião