Endividamento da economia agrava-se. Toca novo recorde nos 724,3 mil milhões de euros

O endividamento da economia portuguesa agravou-se em abril. Aumentou em 4,6 mil milhões de euros, ascendendo a 724,3 mil milhões de euros.

O endividamento da economia portuguesa voltou a agravar-se. Em apenas um mês, aumentou em 4,6 mil milhões de euros, atirando o valor total para um novo máximo histórico de 724,3 mil milhões de euros. O setor público foi o principal responsável por esta evolução, em resultado da emissão de dívida através de um sindicato bancário.

“Em abril de 2018, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 724,3 mil milhões de euros, dos quais 322,5 mil milhões respeitavam ao setor público e 401,8 mil milhões ao setor privado“, nota o Boletim Estatístico do Banco de Portugal. Este valor é o mais elevado desde que existe histórico, ou seja, dezembro de 2007.

O montante em dívida por parte do setor não financeiro é quase cinco vezes o valor da riqueza bruta gerada num ano na economia nacional. Não existem dados relativos a abril mas, em março, os últimos dados disponibilizados pelo Banco de Portugal, o endividamento representava 369,6% do PIB.

"Relativamente a março de 2018, o endividamento do setor não financeiro aumentou 4,6 mil milhões de euros, em resultado do incremento de 4,5 mil milhões de euros no endividamento do setor público.”

Banco de Portugal

Houve um forte aumento do endividamento entre março e abril. “Relativamente a março de 2018, o endividamento do setor não financeiro aumentou 4,6 mil milhões de euros, em resultado do incremento de 4,5 mil milhões de euros no endividamento do setor público”, refere o Boletim Estatístico. “Este incremento traduziu-se num acréscimo do endividamento face ao exterior e ao setor financeiro”, acrescenta.

Em abril, Portugal fez uma emissão de dívida sindicada no valor de três mil milhões de euros. Este financiamento a 15 anos permitiu ao IGCP arrecadar parte do valor necessário para fazer a maior amortização de dívida do ano, no valor de mais de seis mil milhões de euros. Esta operação foi concretizada já em junho, pelo que deverá refletir-se nos próximos dados a divulgar pelo Banco de Portugal.

“Ao nível do setor privado, observou-se o aumento do endividamento dos particulares em 0,1 mil milhões de euros junto do setor financeiro”, nota. “Relativamente às empresas o aumento do financiamento externo (0,2 mil milhões de euros) foi anulado pela redução do endividamento face ao setor financeiro”, conclui.

(Notícia atualizada às 12h05 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia agrava-se. Toca novo recorde nos 724,3 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião