BdP: Portugal deve aproveitar momento de crescimento para resolver problemas estruturais

  • ECO e Lusa
  • 21 Junho 2018

Portugal vive um "enquadramento económico e financeiro favorável" que deveria saber utilizar "para corrigir os constrangimentos estruturais ao crescimento de longo prazo", avisa o banco central.

O Banco de Portugal defende que Portugal aproveite o momento positivo para corrigir problemas estruturais que justificam o abrandamento. No Boletim Económico de junho, divulgado esta quinta-feira, o BdP mantém as projeções para a economia divulgadas em março.

O BdP refere no documento que “o atual enquadramento económico e financeiro favorável deve ser aproveitado para corrigir os constrangimentos estruturais ao crescimento de longo prazo, os quais, de resto, ajudam a explicar o abrandamento da atividade económica ao longo do horizonte de projeção”, ou seja, até 2020.

Além disso, o BdP considera que o “aumento das tensões geopolíticas e o crescimento da incerteza política a nível internacional reforçam a importância e a urgência de progressos em várias dimensões”.

A instituição liderada por Carlos Costa assinala sobretudo a necessidade de trabalhar na redução do endividamento, na alocação do investimento aos setores mais produtivos da economia, na melhoria das qualificações dos trabalhadores portugueses e na redução do desemprego de longa duração.

As projeções do banco central apontam para um “ligeiro reforço” da capacidade de financiamento da economia portuguesa até 2020, com o saldo conjunto da balança corrente e de capital a fixar-se em 1,8% do PIB nos três anos do horizonte, e para uma continuação de uma taxa de inflação estável, nos 1,4% em 2018, 1,5% em 2019 e 1,4% em 2020, ou seja, abaixo dos valores publicados pelo Banco Central Europeu (BCE) para a área do euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BdP: Portugal deve aproveitar momento de crescimento para resolver problemas estruturais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião